domingo, 25 de março de 2018

O irretocável Torcicoda Primitivo 2015

Não sou fã de vinhos com a uva Primitivo, talvez porque as minhas experiências com exemplares com esta casta tenham sido decepcionantes, mas uma coisa é certa: provei o Torcicoda Primitivo 2015 e fiquei apaixonado pelo vinho, simplesmente primoroso.
 
O vinho é produzido pela Tenuta Tormaresca, que faz parte do famoso grupo Marchese Antinori, das maiores grifes do vinho italiano, em uma zona denominada Salento (literalmente o salto da mota no mapa da Itália), uma das denominações de origem da uva Primitivo na Puglia.
 
O Torcicoda é um 100% primitivo, que teve 10 meses de amadurecimento em barricas de carvalho francês e húngaro e mais 8 meses em garrafa.
 
Vamos ao vinho!
 
Na taça apresentou cor vermelho rubi intenso, brilhante, com reflexos violáceos e intensa formação de lágrimas.
 
No nariz o vinho mostrou aromas intensos, marcado por notas de frutas vermelhas, acompanhadas de notas de especiarias, baunilha e elegante tostado.
 
Em boca um vinho de corpo médio, com taninos potentes, porém redondos e em bom equilíbrio  a acidez e o álcool. Repetiu as notas olfativas e apresentou final de boca com boa persistência e as notas da fruta e do tostado aparecendo no retrogosto.
 
Vinho elegante, potente, redondo, enfim: irretocável!
 

O Rótulo

Vinho: Torcicoda
Tipo: Tinto
Castas: Primitivo
Safra: 2015
País: Itália
Região: Salento - Puglia
Produtor: Tenuta Tormaresca
Graduação: 14%
Onde comprar: Winebrands
Preço Médio: R$ 150,00
Temperatura de serviço: 18º
Degustado em: 12.01.2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário