segunda-feira, 11 de março de 2013

A Harmonia de um Terroir

 
É provável que você já tenha tomado um bom vinho e notou no rótulo que o vinho era de Terroir. Mas você sabe o que é Terroir?

Terroir é uma palavra francesa, que não tem tradução em nenhuma outra língua. Trata-se de condições muito específicas que caracterizam o cultivo de determinado vinho de qualidade.

Sua definição é complicada, e pode mudar de acordo com cada pessoa. Mas com certeza fatores básicos que configuram um Terroir são a sua topografia, geologia, clima, microclima, altitude, latitude, castas, profundidade das raízes, tipo de solo, drenagem moderada e mais uma série de fatores muito específicos que transferem para o vinho um sabor único e próprio. O Terroir tem suas condições particulares.

O que faz o Terroir é a combinação perfeita de cada fator, e mais uma boa dose de conhecimento e cuidados do homem. Cada Terroir tem a sua harmonia dos fatores, o que faz os vinhos de cada Terroir serem diferentes, porém de qualidade.

Ainda assim, produzir um vinho bom é muito mais fácil do que cultivar um Terroir que sempre produza vinhos magníficos. Dizem por aí que Terroir é algo que todos gostariam de ter, mas poucos têm!
 
Fontes: Carlos Cabral e Terroir

Nenhum comentário:

Postar um comentário