sexta-feira, 1 de março de 2013

Tarapacá Gran Reserva Sauvignon Blanc 2009 #CBE

Chegamos há mais uma postagem dedicada a Confraria Brasileira de Enoblogs - CBE, a nossa décima quinta degustação para a única confraria virtual do Brasil, que está na sua edição de número 78.
 
Esse mês o tema foi sugerido pelo confrade Vitor M. Marçal do blog Vinhos Populares, que mandou: "Um vinho branco do novo mundo com passagem em madeira e até R$ 100,00". Um belo tema e muito oportuno, haja a vista os tórridos dias de verão.
 
A minha escolha foi o Tarapacá Gran Reserva Sauvignon Blanc 2009, produzido pela Viña Tarapacá, uma gigante chilena que produz vinhos desde 1874. Deste vinho são produzidos em média 40 mil garrafas por ano.
 
As uvas que resultam no vinho  provêm dos Vales de Leyda  e Casablanca no Chile, a apenas 7 km da costa do Pacífico. As uvas foram colhidas manualmente. 50% das uvas foram prensadas inteiras e os outros 50% sofreram maceração a frio antes da prensagem. 95% do vinho foi fermentado a frio em tanques de aço inoxidável e a outra pequena porção restante foi fermentada em barricas de carvalho francês de segundo uso (o produtor não informa por quanto tempo).
 
Optei por este rótulo pelo fato de não ser usual a Sauvignon Blanc ter passagem por barricas e apesar de apenas 5% do vinho ter tido contato com carvalho o vinho assimilou de forma elegante algumas características desta fermentação.

Visualmente o vinho mostrou uma cor amarelo palha e reflexos dourados. No nariz um mix de flores e frutos brancos (rosas, jasmim, abacaxi); notas de fermento e tostado também aparecem ao fundo de forma muito delicada. Em boca mostrou-se suave e intenso, com uma untuosidade interessante e suave, apesar dos 4 anos de vida a acidez ainda está dando conta; repetiu o floral e a fruta, mostrou também notas minerais, de levedura e damasco em conserva. Final de boca  intenso e refrescante, com notas de frutos cítricos aparecendo no retrogosto.

Vinho de bom custo versus benefício para a sua categoria e sem sombra de dúvidas o melhor sauvingon blanc que já degustei.

Eu e Fernanda degustamos o rótulo ontem à noite e harmonizamos com camarão preparado com ervas, queijos de massa mole e bolinhos de bacalhau e o vinho, conseguiu cumprir o papel de forma correta, exceto no caso dos bolinhos de bacalhau, mas nada de grave, porém creio que safras mais recentes consigam casar bem com os bolinhos.


O Rótulo

Vinho: Tarapacá Gran Reserva
Tipo: Branco
Castas: Sauvignon Blanc
Safra: 2009
País: Chile
Região: Vale de Casa Blanca (85%)  e Vale de Leyda (15%)
Produtor: Viña Tarapacá
Graduação: 13%
Onde comprar em Recife: RM Express
Preço médio: R$ 49,00
Temperatura de serviço: 8 a 10º 

Nenhum comentário:

Postar um comentário