quinta-feira, 21 de março de 2013

A mão não está boa: B&G Reserve Pinot Noir 2011

Vinhos varietais produzidos com a uva Pinot Noir estão entre os meus favoritos, mas encontrar bons rótulos com um bom custo versus benefício não tem sido tarefa fácil.
 
Há cerca de cerca de 18 meses degustei o Barton & Guestier Reserve 2009 e ele agradou bastante, mesmo sendo um vinho simples, ele mostrou-se muito honesto e correto, então, em uma das minhas visitas ao Recife Mercantil resolvi comprar outra garrafa do vinho, só que agora da safra 2011 e desta só ficou uma coisa: decepção.
 
Ao contrário da safra de 2009, a de 2011 não mostrou o mesmo equilíbrio, como também mostrou características que deixaram o líquido enjoativo desde a análise olfativa.
 
Visualmente mostrou uma cor rubi, porém com pouca transparência. Halo sem sinais de evolução e lágrimas em pequena quantidade. No nariz um ataque de fruta vermelha madura invadiu minhas narinas e me fez temer logo no início o que viria a sentir em boca. Em boca o vinho repetiu o adocicado e mostrou acidez discretíssima e taninos quase imperceptíveis. Final de boca curto-médio com o adocicado enjoativo aparecendo no retrogosto. Esse não conseguiu mostrar para que veio.
 
Pena, pena mesmo, acreditei que escreveria sobre o vinho e o colocaria entre os rótulos que considero uma compra certa e segura, mas este mostrou que não é possível achar o mesmo padrão em todas as safras deste varietal.
 
Arriscarei safras futuras, pois esta é a primeira decepção que tenho com um rótulo deste produtor; ele ainda possui muitos créditos comigo.
 
O Rótulo

Vinho: Barton & Guestier Reserve
Tipo: Tinto
Castas: Pinot Noir
Safra: 2009
País: França
Região: Ile de Beauté
Produtor: Bodega Barton & Guestier
Graduação: 12%
Onde comprar em Recife: RM Express
Preço médio: R$ 32,00
Temperatura de serviço: 16 graus

Um comentário: