sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Selena Red Blend 2011, uma grata surpresa #aveclevin

E o último e melhor vinho do último encontro da confraria vem da África do Sul, um país que faz parte do Novo Mundo, contudo, o cultivo das uvas remonta ao século XVII. Em 1688, época de Louis XIV, os conhecidos Huguenotes fugiram das perseguições religiosas e começaram o cultivo das vinhas em Western Cape.
 
A vinícola sul-africana Marianne Wines carrega essa história alinhada à modernidade do Século XXI, que traz o estilo francês e honra o terroir sul-africano. Na viticultura são realizadas podas e cuidados manuais, além das técnicas agrícolas sustentáveis para a produção de uvas singulares.
 
Christian Dauriac, proprietário também de três Château e produtor de grandes exemplares, como Grand Cru Classé de Saint-Émilion, tem uma importante pessoa ao seu lado em Stellenbosch, o famoso enólogo francês Michel Rolland, consultor de Marianne desde a primeira safra, que contribui na elaboração de vinhos de grande personalidade.

O vinho é produzido a partir de uvas provenientes de vinhedos próprios, com maceração em tanques de aço por até duas semanas e posterior maturação em barricas de carvalho francês de segundo uso e tem como proposta ser consumido ainda jovem. 

Na taça o vinho apresentou cor rubi com boa formação de lágrimas. No nariz aromas intensos, ricos frutas negras como amora, mirtilo e cerejas pretas, acompanhados de notas de especiarias, café torrado, pimenta e tostado. Em boca um vinho encorpado, com taninos marcantes, elegante e sedosos, boa acidez e álcool na medida certa. Final de boca longo com a repetição da fruta e o tostado aparecendo no retrogosto.
 
Excelente vinho, de boa estrutura, gastronômico e muito equilibrado. O melhor vinho sul africano que já degustei.

O Rótulo

Vinho: Selena Red Blend
Tipo: Tinto
Casta: Cabernet Sauvignon 80%, Shiraz 15%, Merlot 3% e Pinotage 2%
Safra: 2011
País: África do Sul
Região: Stellenbosch
Produtor: Marianne Wines
Enólogo: Michel Roland
 Graduação: 14,5%
Onde comprar: Wine
Preço médio: R$ 69,00 (R$ 55,00 no Clube W)
Temperatura de serviço: 16º

Nenhum comentário:

Postar um comentário