terça-feira, 18 de novembro de 2014

Mama mia che Sangiovese #winebar #buenowines

Você sabia que Galvão Bueno produz vinhos? Pois bem ele produz não só vinhos, mas bons vinhos aqui no Brasil, na Região da Campanha Gaúcha e na Itália na Região da Toscana.
 
E foram dois de seus vinhos os personagens do último WINEBAR: o Bueno La Valletta Sangiovese 2011 e o Paralelo 31 2011. Para falar sobre os vinhos o Daniel Perches e o Alexandre Frias conversaram com o Winemaker  Roberto Cipresso.
 
O Cipresso é um enólogo italiano de larga experiência e que coleciona alguns bons títulos como o de "Melhor Enólogo Italiano", em 2006 e o de "Homem do Ano", pela revista Men´s Health, em 2008. Além disso, ele produziu o Cuvée feito especialmente para o Papa João Paulo II, em 2000.
 
Neste post falaremos sobre o Bueno La Valletta Sangiovese, nosso preferido dentre os dois. Produzido em Lorenzana no coração do Chianti - Toscana, vinificado em Montalcino por Roberto Cipresso e com maturação de 14 meses em barricas de segundo uso de carvalho francês. Além disso ainda passa mais 6 meses em garrafa antes de ir ao mercado.
 
Na taça o vinho apresentou cor rubi brilhante e uma enorme chuva de lágrimas finas, translúcidas e rápidas, mostrando sua jovialidade, corpo e álcool. No nariz mostrou boa complexidade com um ataque inicial rico em aromas de frutas vermelhas, seguido de notas florais, herbáceas, pimenta, café torrado e elegante aromas tostados. Em boca mostrou-se um vinho encorpado, com taninos potentes, mas de excelente qualidade e elevada acidez, fazendo a boca salivar e pedir uma harmonização. Álcool a 14% só no rótulo, tamanho seu equilíbrio com taninos e acidez. Final de boca longo com retrogosto confirmando toda a complexidade aromática.
 
Vinho de excelente qualidade e equilíbrio, mas com um único defeito: o preço. Porém, vale o investimento e ainda mais se você tiver paciência de guardar por alguns anos, os quais farão muito bem a este exemplar da Toscana.
 
Por aqui harmonizamos com uma fraldinha recheada com queijo gouda rembrandt e gorgonzola preparada por Fernanda; um par perfeito para o vinho. 

O Rótulo

Vinho: Bueno La Valletta
Tipo: Tinto
Casta: Sangiovese
Safra: 2011
País: Itália
Região: Toscana
Produtor: Bueno Wines - Poggio al Sole
Graduação: 14%
Onde comprar em Recife: RM Express
Preço médio: R$ 175,00
Temperatura de serviço: 16º

Nota:
 
O vinho foi gentilmente enviado pela Bueno Wines para degustação no WINEBAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário