sábado, 29 de novembro de 2014

Fantinel Brut Rosé, uma boa companhia para o maior temaki do Recife

Não nego que os tintos são minha preferência, mas com o calor que tem feito eu queria que espumantes e vinhos bracos leves e frescos saíssem na torneira do filtro, já pensou: uma torneira de espumante, uma de espumante rosé e outra com vinhos brancos? Um sonho!
 
E foi para aplacar o calor e acompanhar o maior temaki de Recife: o Big Tower da Towerconi Temakeria, na tórrida noite de nove de novembro, que eu e Fernanda abrimos o Fantinel Brut Rosé, um típico espumante rosé da região de Friuli.
 
Friuli, Venezia Giulia ou Giulia é a região no extremo nordeste da Itália, fronteira com a Eslovênia e Áustria, cuja capital é Trieste  e está debruçada no Adriático. É uma das Tre Venezie junto com o vizinho Trento e Veneza. No final do século XIX os inovadores friulianos começaram a replantar os vinhedos da região com varietais estrangeiras de alta qualidade, como a Merlot e a Chardonnay, iniciativa fundamental para o aprimoramento dos vinhos de Friuli.
 
A Vinícola Fantinel foi fundada em 1969 por Paron Mario Fantinel, um hoteleiro e dono de restaurante em Ravascletto. Sua intenção original era produzir vinhos de alta qualidade para oferecer aos seus clientes. Atualmente a Fantinel produz anualmente 4.000.000 garrafas de muita personalidade, presentes em mais de 60 países ao redor do mundo.
 
Visualmente o Fantinel apresentou uma cor salmão clara, lembrando a casca da cebola, boa formação de espuma e perlage fina, delicada e persistente. No nariz aromas intensos de frutas vermelhas e sutis e elegantes notas de levedura e pão. Em boca um espumante cremoso e refrescante. Um belo exemplo de vinho que evapora da garrafa: você abre vai bebendo e ele some rapidinho.
 
O Big Tower é um temaki de 0,5Kg composto por arroz, cream cheese e camarão empanado envolto por uma pela e grossa lamina de salmão maçaricado finalizado com cebolinha e esse peso pesado acompanhou divinamente o espumante.


O Rótulo

Vinho: Fantinel Brut
Tipo: Espumante Rosé
Castas: Pinot Noir 87% e Chardonnay 13%
Safra: Não Safrado
País: Itália
Região: Friuli
Produtor: Fantinel
Graduação: 12%
Onde comprar: WINE
Preço médio: R$ 52,00 (R$ 39,00 para sócios)
Temperatura de serviço: 8º

Nenhum comentário:

Postar um comentário