segunda-feira, 23 de março de 2015

Miguel Torres Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2009

Sempre busco novos vinhos para aprimorar os sentidos e passar por novas experiências, mas esta não é uma tarefa fácil aqui em Recife, pois a oferta de vinhos acessíveis parece não variar muito. Para superar essa "barreira" uma alternativa que encontrei foi buscar por rótulos no e-commerce. Admito que comprar pela internet não é atrativa quando pensamos no quesito tocar, analisar, contudo é magnífica quanto a oferta e a comodidade de escolher seu vinho com alguns cliques e recebê-lo sem sair de casa.
 
Um dos vinhos que adquiri pelo comércio eletrônico no conforto da minha casa foi o Miguel Torres Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2009, um rótulo produzido no Valle de Curicó - Chile, pela gigante e moderna Miguel Torres.
 
A vinícola está presente em 160 países, é muito respeitada pela inovação e liderança no mundo do vinho. Trazendo consigo a modernidade e o conhecimento da enologia espanhola, a vinícola Miguel Torres investiu em novas barricas de carvalho francês, tanques de aço inox com controle de temperatura, e inovou com estudos de solo, cultivo de diversas uvas nobres e elaboração de vinhos orgânicos no Chile. As características ambientais foram determinantes para a Miguel Torres apostar no país andino. Decisão, inclusive, que foi responsável por alavancar a produção e a qualidade dos vinhos até então elaborados naquela região.
 
A Miguel Torres chilena foi fundada em 1979 e conta com nada mais nada menos que 445 hectares, que resultam em uma produção anual de 44 milhões de garrafas.
 
O vinho é um 100% cabernet sauvignon. Sua maceração ocorreu por 22 dias, seguidos de fermentação por 8 dias e amadurecimento em barricas de carvalho francês por 15 meses.
 
Os encantos com o vinho iniciam pelo conjunto da embalage: garrafa, rótulo e "grade" dourada, que além de embelezar a garrafa dificulta a falsificação do produto.
 
Visualmente o vinho apresentou cor rubi escura e brilhante com lágrimas abundantes finas e rápidas. No nariz aromas intensos e equilibrados com a fruta (amoras), pimenta do reino, especiarias, notas herbáceas sutis, cedro e tostado. Em boca repetiu as notas olfativas e apresentou taninos potentes e redondos em bom equilíbrio com a acidez e o álcool. Final de boca longo com notas de fruta, pimenta e tostado aparecendo no retrogosto. Vinho intenso, elegante e potente. Um dos melhores cabernet sauvignon que já tive oportunidade de degustar.
 
Para harmomizar Fernanda nos preparou um delicioso Carré de Cordeiro Não precisa nem dizer que o conjunto vinho - comida ficou simplesmente perfeito.
 
O Rótulo

Vinho: Miguel Torres Gran Reserva
Tipo: Tinto
Casta: Cabernet Sauvignon
Safra: 2009
País: Chile
Região: Valle de Curicó
Produtor: Miguel Torres
Enólogos: Horácio Fuentes
Graduação: 14%
Onde foi comprar: WINE
Preço médio: R$ 80,00
Temperatura de serviço: 16º

Nenhum comentário:

Postar um comentário