quarta-feira, 4 de março de 2015

Don Pascoal Reserve Viognier 2010 #cbe

Este mês trago o vinho da Confraria Brasileira de Enoblogs - CBE com um atraso grande, o qual espero não voltar a cometer. O tema do mês coube ao Victor Beltrami do Blog Balaio do Victor, que sugeriu: "Um vinho varietal tinto ou branco do Uruguai qualquer, menos tannat".
 
Aqui em casa degustamos menos vinhos do Uruguai que gostaríamos, mas sempre que abrimos um exemplar dos nossos vizinhos menos aclamados sempre ficamos satisfeitos e de lá já provamos gratas surpresas, como o Gimenez Mendez Alta Reserva Pinot Noir, degustado para a CBE em abril de 2012.
 
Para o tema deste mês minha escolha foi o Don Pascoal Reserve Viognier 2010. Alguns irão até estranhar um vinho branco com quase 5 anos e perguntar-me, ainda está bom? A resposta é sim, pois a Viognier está entre as poucas uvas brancas com potencial para evoluir com saúde ao longo dos anos.
 
A Viognier desenvolve-se com excelência em sua terra natal, nas barrancas de Condrieu, Rhône norte, França. Suas características são singulares, amanteigada, untuosa, floral e perfumada; é excelente companheira para muitos pratos condimentados.. Esta untuosidade deve-se ao álcool e a baixa acidez.  Plantados em poucos hectares torna-se um vinho caro, até mesmo para os padrões locais.
 
Na Austrália, a exemplo do Rhône, utiliza-se muito esta casta para “resfriar” o Syrah, isto é, torná-lo menos alcoólico e pesado.
 
O Don Pascoal Reserve é produzido pela Establecimiento Junicó, de propriedade da Familia Deicas e que está situada na Região de Canelones, próxima a cidade portuária de Montevidéu, capital do Uruguai e é considerada uma das mais importantes vinícolas do país.
 
Chega de conversa e vamos ao vinho!
 
Visualmente mostrou cor amarelo dourada, mostrando sinais de evolução e lágrimas grossas e lentas. No nariz aromas de abacaxi, notas florais, damasco, mel e leve e delicado tostado proveniente da sua fermentação em barricas de carvalho de primeiro uso. Em boca mostrou elegante untuosidade, acidez correta, repetição das notas olfativas e um final de boa de boca intensidade. Vinho de grande equilíbrio e excelente custo versus benefício.
 
Eu e Fernanda degustamos o vinho em um fim de noite e harmonizamos com uma lasanha de frango com brócolis e bolinhos de bacalhau.


O Rótulo

Vinho: Don Pascoal Reserve
Tipo: Branco
Castas: Viognier
Safra: 2010
País: Uruguai
Região:  Canelones
Produtor: Familia Deicas, Establecimiento Juanicó
Graduação: 13%
Onde foi comprada em Recife: RM Express
Preço médio: R$ 30,00
Temperatura de serviço: 8°

Nenhum comentário:

Postar um comentário