sexta-feira, 6 de março de 2015

Safra de uvas de altitude de SC terá incremento de 25%


"O tempo seco ajudou bastante", afirma Acari Amorim, presidente da Associação Catarinense dos Prododutores de Vinhos Finos de Altitude (Acavitis). As principais uvas são Cabernet Sauvignom, Merlot, Chardonnay e Sauvignon Blanc.
Com uma safra maior, também deve aumentar, na mesma proporção, a produção de vinhos: hoje são 18 vinícolas com vinhos no mercado, em 150 rótulos. " A percepção do vinho fino de altitude, em todo o país e até nos mercados internacionais, é de alto padrão de qualidade", diz ele.
“Estamos completando 15 anos dos primeiros plantios, é um período ainda muito curto considerando que a produção de vinho é milenar, vem de séculos. Mas, nesse curto período, as vinícolas das regiões de altitude, acima de 900 metros, já receberam prêmios em diferentes concursos nacionais e internacionais”.
Para celebrar a colheita e também comemorar a expansão do setor, acontece de 26 a 29 de março, a 2ª Vindima de Altitude, São Joaquim, em vinícolas da cidade e também de Urubici, Lages, Videira, Campo Belo, Treze Tílias e Água Doce.
O circuito cultural gratuito itinerante contempla mais de 20 apresentações de música instrumental e erudita, dança e poesia e, entre as atrações, está a Cia. Jovem Bolshoi Brasil, que fará duas apresentações, uma na Vinícola Pericó, no dia 28, e outra no encerramento do evento, na Praça da Igreja Matriz de São Joaquim.
Estruturas especiais serão montadas em São Joaquim e nas vinícolas para que moradores e turistas possam apreciar as atrações culturais e também degustar os vinhos finos de altitude produzidos na região. As vinícolas irão promover eventos como almoços e jantares harmonizados, sunsets e visitações aos vinhedos.
Fonte: Portal da Ilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário