terça-feira, 31 de março de 2015

Provei o melhor Torrontés da Argentina

“A criação de meus vinhos é a consagração de todos os meus esforços como enóloga. Poderia dizer que a Bodega é como um terceiro filho, um sonho que virou realidade”. Susana Balbo.
 
Quando você leu esta frase acima possivelmente teve um poco da dimensão do amor e dedicação que a Enóloga e proprietária da Domínio del Plata transmite a seus vinhos.
 
Sua experiência começou em Cafayate, Salta, logo após formar-se como enóloga em 1981, a cargo da Bodega Sucessión Michel Torino, onde especializou-se em Torrontés.
 
A Torrontés é uma casta branca Argentina fruto do cruzamento genético de duas variedades incorporadas durante o período colonial: uva Mission ou Criolla e moscatel de Alexandria, a primeira trasmitiu a Torrontés carga fenólica e a segunda grande carga aromática, sobretudo de flores brancas.
 
E foi esta casta tipicamente Argentina que deu a seu vinho Susana Balbo Signature Barrel Fermented o prêmio de melhor Torrontés da Argentina, um vinho que tive o prazer de degustar durante evento, em Recife,  para formadores de opinião com a própria Susana Balbo.
 
As parreiras que deram origem ao vinho foram levadas de Cafayate para Altamira, Valle de Uco, onde foram plantadas a 1050 metros de altitude. A colheita se deu de forma manual e o vinho foi vinificado a 6°, com maceração em prensa de baixa pressão por 6 horas, seguido de fermentação em barricas novas de carvalho francês e amadurecimento, por 3 meses, em barricas de carvalho.
 
O vinho visualmente apresentou cor amarelo palha bem claro e lágrimas finas e rápidas. No nariz complexo com aromas de flores brancas como jasmim, rosas e flor de laranjeira, notas cítricas (tangerina), damasco, mel, chocolate e leve toque de tostado. Em boca repetiu a complexidade olfativa e mostrou grande equilíbrio entre estrutura e acidez. Final de boca longo com notas de fruta, mel e tostado aparecendo no retrogosto.
 
O vinho foi harmonizado com camarões empanados.

O Rótulo

Vinho: Susana Balbo Signature Barrel Fermented
Tipo: Branco
Castas: Torrontés
Safra: 2014
País: Argentina
Região: Altamira - Valle de Uco, Mendoza
Produtor: Dominio del Plata
Enólogo: Susana Balbo
Graduação: 13,5%
Onde comprar: Cantu
Preço médio: R$ 132,00
Temperatura de serviço: 10° - 14°
Pontuações: 93pts Robert Parker e Descorchados

4 comentários:

  1. Imagino que seja o melhor Torrontés na sua opinião, não?

    ResponderExcluir
  2. Na minha humilde opinião e pequena experiencia, o melhor que já provei. Cada um tem seu gosto e o que é bom pra mim pode não ser para outra pessoa.

    Saúde e bons vinhos anônimo!

    ResponderExcluir
  3. Ewertom, não consigo encontrá-lo no Rio. Uma droga!

    ResponderExcluir