sábado, 14 de março de 2015

Memórias do Vale dos Vinhedos

 
O documentário "Memórias do Vale dos Vinhedos" produzido pela Alba ARTE relata desde as motivações que levaram os imigrantes a abandonarem a Itália até a chegada ao Vale dos Vinhedos. Através do depoimento de pessoas conhecedoras da história do distrito, conta sobre a viagem de navio, as dificuldades enfrentadas na chegada e o crescimento da comunidade por meio do trabalho árduo, culminando com a construção da Capela das Neves, que sintetiza a união, fé e alegria enraizadas em todo imigrante italiano.

 
Muitas mãos trabalharam na realização do documentário. Colhendo depoimentos, imagens e revirando baús de memórias, uma equipe que contemplou o envolvimento de vários profissionais resgatou, através das vozes carregadas de vivências, grande parte da história do distrito de Bento Gonçalves.  As gravações sempre obedeceram a um tom: uma agradável conversa entre amigos. E foi assim que personalidades como Décio Tasca, Moysés Michelon e Remy Valduga contribuíram para a elaboração deste importante documento audiovisual.
 
A história do distrito foi rememorada sob o ponto de vista dos entrevistados, que em muitas vezes iniciaram suas narrativas partindo das motivações que levaram os imigrantes italianos a saírem de seu país de origem. A chegada ao Brasil e a distribuição de lotes no Vale dos Vinhedos também foi revivida, culminando na construção da Capela Nossa Senhora das Neves, no início do século XX.  A memória ligada ao vinho também é trabalhada no documentário. A contribuição de Remy Valduga, um dos principais narradores da produção, abordou a importância da bebida para os primeiros imigrantes como um elo com sua terra de origem – e, porque não, uma maneira de amenizar a saudade do país natal. As dificuldades com o dialeto e a fomentação da religiosidade e do trabalho como forma de superar os obstáculos também foram rememoradas.
 
A produção do documentário é realizada pela Triângulo da Produção Cultural, gravação e direção pela ALBA ARTE. A iniciativa da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) tem o apoio da Secretaria de Cultura de Bento Gonçalves, por meio do Fundo de Municipal  de Cultura.
  
 
Fonte: Alba Arte

Nenhum comentário:

Postar um comentário