terça-feira, 4 de novembro de 2014

Beber pelo menos meia taça de vinho tinto por dia ajuda a prevenir doenças coronarianas

A Organização Mundial da Saúde divulgou, há alguns meses, relatório sobre o consumo de álcool no Brasil. Segundo o levantamento, o Brasil supera a média mundial. Os homens chegam a beber mais de 13 litros por ano. E as mulheres 4 litros. Enquanto 60% do consumo é de cerveja, 4% é de vinho, bebida que traz benefícios para a saúde de quem a consome moderadamente, como garantem nutricionistas.
 
“O ideal é beber meia taça de vinho tinto por dia. Isso porque a uva contém uma substância que previne doenças coronarianas. Em países europeus, por exemplo, onde o consumo do vinho é maior do que no Brasil, a população tem menos propensão a apresentar problemas de saúde desse tipo, e essa é uma das razões”, explicou a coordenadora do curso de Nutrição do UniCEUB, Karina Aragão.
 
No Brasil, o vinho é considerado um produto de luxo, ao contrário do que acontece em outros países, como Espanha e França, onde há tradição no consumo da bebida, que é um complemento à alimentação. O consumo aqui é de 2,2 litros per capita ao ano: um brasileiro degusta, em média, por semana uma tacinha de 40ml.
 
O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) divulgou estatística do desempenho comercial do produto no país em 2013 (nacional e importado). Houve crescimento de 3,79% nas vendas de vinhos em relação a 2012. Atualmente, são mais de 1,1 mil vinícolas espalhadas pelo país, que se consolidou como o quinto maior produtor da bebida no Hemisfério Sul. O brasileiro prefere vinhos suaves, produzidos com uvas americanas, da família vitis labrusca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário