quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Para agradecer um ano que se foi e um que se inicia #cbe

2013 se foi! Um novo ano inicia cheio de perspectivas e novidades na vida pessoal e na do blog. Para isso nada melhor que um borbulhante para celebrar e agradecer o que se passou e o que ainda estar por vir.
 
O ano começa com o vinho da Confraria Brasileira de Enoblogs - CBE, que no mês de dezembro teve seu tema sugerido pela confrade Alessandra Esteves do blog Dama do Vinho, nos brindando com a seguinte sugestão: "Champagne, Cava, Prosecco, Franciacorta, qualquer espumante para brindar o novo ano. Mas, de preferência, que esse espumante seja fotografado em algum lugar especial onde você passará o ano novo".
 
A nossa escolha foi o Champagne Montaudon Brut, produzido pela vinícola de mesmo nome, que foi fundada em 1891, possui 45 hectares de vinhedos e produz 7 milhões de litros de vinho anualmente. O Montaudon Brut é feito com o corte típico da região de Champagne: Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier.
 
Visualmente mostrou cor amarelo palha com reflexos dourados, boa formação de espuma e perlage fina e constante. No nariz muito delicado e elegante, apresentando notas de frutas brancas, leveduras, amêndoas e pão torrado. Em boca repetiu as notas olfativas e mostrou boa cremosidade e frescor. Final de boca seco e com boa persistência. Um bom champagne, mas que não empolga muito, mas valeu pelo que custou.
 
Degustei em casa, junto com minha família e noiva na tradicional ceia de réveillon. O champa harmonizou com quase todos os alimentos da ceia, mas o casamento perfeito foi com um risoto de camarão preparado por Fernanda.

O Rótulo

Vinho: Montaudon Brut
Tipo: Espumante
Castas: Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier
Safra: Não safrado
País: França
Região: Champagne
Produtor: Montaudon
Graduação: 12%
Onde comprar: Wine
Preço médio: R$ 98,00 (por essa paguei R$ 67,00)
Temperatura de serviço: 8º
Pontuações: 89 WS

Nenhum comentário:

Postar um comentário