terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Salton Classic Reserva Especial Merlot 2011

Você já degustou um mesmo vinho mais de uma vez e o mesmo te pareceu diferente? Pois bem, isso já aconteceu comigo mais de uma vez.
 
Muitas vezes um vinho simples nos parece muito bom e um vinho bom nos parece mediano e até ruim. Isso pode estar relacionado a "n" fatores, dentre os quais podemos citar: diferentes safras e tudo por trás disto; transporte do vinho; no caso de vinhos de corte, parcelas diferentes das castas utilizadas; dentre inúmeras outras razões. Mas, eu queria citar aqui uma razão emocional e não racional e/ou técnica, que é o momento, companhia, ambiente, situação em que o vinho foi degustado, a qual no meu entender tem grande influência sobre a nossa opinião sobre o líquido.
 
Deixem-me explicar melhor. Na primeira vez que o Salton Classic Reserva Especial Merlot passou aqui pelo blog o Brasil vivia a incerteza sobre as salvaguardas relacionadas ao vinho e isso pode ter influenciado a minha avaliação negativa em relação ao rótulo: relembre, uma vez que tentava-se aumentar a carga tributária sobre o vinho importado.
 
Eu continuo discordando do nome do vinho, contudo isso é apenas uma opinião pessoal. O rótulo também não é dos mais atraentes, talvez até as safras atuais possuam uma nova roupagem tal qual a dada ao Salton Prosseco.
 
Porém, as minhas opiniões sobre o líquido mudaram. A safra de 2011 foi degustada na companhia de Fernanda e dos amigos Juberlan e Rejane na agradável praia de Serrambi. Harmonizamos com rondele de frango e o vinho deu conta.
 
Na taça apresentou cor rubi escura com reflexos violáceos e lágrimas finas e translúcidas. No nariz aromas de frutas vermelhas madura e e leves toques de chocolate e especiarias. Em boca mostrou taninos discretos e macios, acidez correta e álcool na medida certa. Final de boca levemente adocicado com a fruta aparecendo no retrogosto.
 
Vinho bem mais equilibrado que o outro que passou por aqui e apesar de simples agradou.

O Rótulo

Vinho: Salton Classic Reserva Especial
Tipo: Tinto
Castas: Merlot
Safra: 2011
País: Brasil
Região: Bento Gonçalves
Produtor: Salton
Graduação: 12%
Onde comprar em Recife: RM Express
Preço médio: R$ 15,00
Temperatura de serviço: 16 graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário