segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Cabernet Sauvignon: a mais popular do mundo

Estudos recentes da Universidade de Adelaide, na Austrália, mostram que a Cabernet Sauvignon vem substituindo a espanhola Airen como a uva mais plantada no mundo. De acordo com as pesquisas, a Cabernet Sauvignon fechou o ano de 2010 com 300 mil hectares cultivados no mundo, três vezes mais do que os 100 mil calculados há duas décadas.
 
O relatório australiano analisa as plantações de 44 países responsáveis por 99% da produção mundial de vinho. A partir desses dados pode-se notar a crescente popularidade de variedades francesas nativas, que têm se beneficiado de uma adoção mais ampla nos países do Novo Mundo, que somavam 36% da área vitivinícola mundial em 2010, contra 26% em 2000.
 
Nesse tempo, a Merlot se juntou a Cabernet Sauvignon no topo do cultivo, ficando em segundo lugar, ultrapassando Garnacha Tinta, que agora ocupa o sétimo lugar, e deixando Airen em terceiro. Outras castas que perderam terreno nas últimas duas décadas são Trebbiano Toscano, Mazuelo e Rkatsiteli, que tiveram muitas vinhas arrancadas ou substituídas na década de 1990.
 
Este estudo serve como um aviso sobre a diminuição da diversidade de castas na cena do vinho no mundo. “Igualmente preocupante é que a diversidade de uvas está se estreitando para algumas variedades ‘internacionais’”, afirmaram os pesquisadores.
 
Veja a lista das top 10 mais plantadas no mundo:

1. Cabernet Sauvignon
2. Merlot
3. Airen
4. Tempranillo
5. Chardonnay
6. Syrah
7. Garnacha Tinta
8. Sauvignon Blanc
9. Trebbiano Toscano
10. Pinot Noir

Nenhum comentário:

Postar um comentário