quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Yarden "Shaar-Adonay" 2011

Chegamos ao terceiro rótulo da noite de degustação de vinhos israelenses: o Yarden Chardonnay 2011 que, sem sombra de dúvidas foi o melhor Chardonnay que já degustei na vida.

O rótulo faz parte da linha premium da Golan Heights e o seu nome significa Jordão em hebraico, uma homenagem ao histórico Rio Jordão mencionado nos escritos sagradas: a Bíblia. O Rio nasce no Monte Hermon, passa pelo Mar da Galiléia e desagua no Mar Morto, atravessando desta forma a Terra Santa.

Trata-se de um varietal produzido exclusivamente a partir de uvas de vinhedos situados no extremo norte das Colinas de Golan, local cujas altitudes atingem 1200 metros acima do nível do mar.

Visualmente o vinho apresentou cor dourada e lágrimas grossas e lentas. No nariz simplesmente fantástico, com uma paleta de aromas me remetendo a melão, manga, pêra, pêssego, damasco, notas florais, minerais, de coco e de amêndoas. Em boca repetiu o mesmo explendor do olfato e mostrou-se untuoso, amanteigado. Vinho com bom corpo, boa textura e final de boca de longa persistência com notas de manga, coco e amêndoas aparecendo no retrogosto.

Vinho gastronômico e de excelente qualidade, pronto pra beber, mas com potencial de guarda de 10, anos segundo produtor. Eu e Fernanda trouxemos pra casa uma garrafa da safra 2008, a qual está repousando na adega.

O Rótulo

Vinho: Yarden
Tipo: Branco
Castas: Chardonnay
Safra: 2011
País: Israel
Região: Colinas de Golan, Galiléia
Produtor: Golan Heights Winery
Graduação: 14,5%
Onde comprar em Recife: Casa dos Frios
Preço médio: R$ 98,00
Temperatura de serviço: 10°
Outros atributos: Vinho Kosher

Nenhum comentário:

Postar um comentário