quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Geladeira pode prolongar vida útil de espumantes, será?

Um estudo publicado American Chemical Society’s Journal of Agricultural and Food Chemistry afirma que temperaturas mais baixas podem prolongar a vida útil dos os espumantes e diminuir a probabilidade de formação do composto responsável pelo escurecimento da bebida, conhecido como 5-HMF.
 
O composto, conhecido cientificamente como Hidroximetilfurfural, funciona como um indicador de aquecimento, proveniente da transformação dos monossacarídeos como frutose e glicose. O 5-HMF pode ter seu processo de evolução acelerado em virtude do calor, da mudança de Ph e do envelhecimento de alguns alimentos e bebidas.
 
Por essa razão, a descoberta científica vai contra as normas de armazenamento de bebidas espumantes, que diz que as mesmas devem ser guardadas em ambientes como porões e adegas a 16°C. A pesquisa sugere que as bebidas sejam estocadas em geladeiras com temperaturas a 4°C.
 
O estudo analisou os níveis de Hidroximetilfurfural em várias garrafas de espumantes armazenados a mais de dois anos em adegas, geladeiras e ambientes abertos. O resultado, como citado antes, foi a constatação de que os espumantes armazenados em geladeiras e frigoríficos inibiram o desenvolvimento do 5-HMF, e consequententemente, ampliaram sua durabilidade mantendo o frescor.
 
Será mesmo? E a transferência de sabores e aromas dos alimentos para o espumante? E você vai arriscar?
 
Fonte: Revista Adega

Nenhum comentário:

Postar um comentário