sábado, 15 de fevereiro de 2014

Gang francesa dedicava-se ao roubo de vinhos

Uma mega-operação policial levada a cabo na França no último dia 10, após seis meses de investigação realizada por uma rede simultâneao em Paris, Bordeaux e outras cidades do Sudoeste francês. Foram detidos 20 indivíduos, todos membros do que se crê ser uma rede organizada de roubo de vinhos, com especial preferência por colheitas famosas de Bordeaux. “Nunca na França enfrentamos uma rede criminosa na área do vinho tão metódica e estruturada como esta”, confessou à “Wine Spectator”, um responsável da Gendarmerie, Ghislain Réty.
 
Segundo as autoridades, a “gang” operava com regularidade na zona de Bordeaux, roubando estoques de vinho, em média, a cada duas semanas, desde o passado mês de Junho. No total, 13 chateaux e dois armazéns foram “visitados” pelos ladrões, que operavam com uma lista bem definida de “encomendas”. Os nomes das casas vítimas dos furtos não foram divulgados e o setor vinícola de Bordeaux tem mantido completo silêncio sobre o assunto. A polícia garante que o valor total do vinho roubado ultrapassa a estimativa feita anteriormente pelos produtores – e que já ascendia a 1,36 milhões de euros.
 
Os criminosos repetiram, quase sem variações, o mesmo “modus operandi”: primeiro roubavam um SUV, entravam mascarados na casa do seu proprietário e obrigando-o a entregar as chaves. Depois conduziam até um château, ludibriavam os sistemas de segurança e carregavam o vinho em caixas para o carro. Horas mais tarde, lavavam a viatura com água sanitária e ateavam fogo, para destruir quaisquer traços de DNA que permitissem identificá-los.
 
Dos 20 detidos, todos homens e de nacionalidade francesa, cinco eram “ladrões profissionais” e outros 15 encarregavam-se de revender o vinho roubado. A polícia não descarta a possibilidade de vir a fazer novas detenções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário