quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

O blog conferiu a degustação dos vinhos da Golan Heights Winery

Rótulos Golan Heights Winery degustados.
Você sabia que Israel produz vinhos, bons vinhos? Há uns dois anos degustei para a CBE um vinho de Israel da Golan Heights Winery: relembre, o vinho agradou bastante e sempre namorava os rótulos em algumas lojas especializadas, mas entre um e outro sempre deixava para outra oportunidade.

Em uma visita a adega da Casa dos Frios eu e Fernanda nos deparamos com o cartaz de uma degustação guidada de 6 rótulos deste tradicional produtor e logo pensamos: não podemos deixar passar essa oportunidade. Convidamos os confrades da Avec le Vin e fomos conferir os vinhos na última terça.
 
Os rótulos foram brilhantemente apresentados pela Yael Gai, Gerente de Exportações da empresa, que além de nos trazer algumas informações sobre a Golan nos brindou com informações curiosas e por mim desconhecidas, tais como: a hipótese da Syrah ser uma casta originária da Pérsia, hoje terras do Irã, onde não são mais produzidos vinhos em virtude do Islamismo; e o fato da Chardonnay ser originária das Colinas de Jerusalém e que a verdadeira origem do nome desta casta vem do vinho branco e da língua hebraica cuja tradução é Shaar-Adonay (Sha'har-Adonai), que significa Porta de Deus e simboliza a Cidade Santa de Jerusalém, cercada pelas "portas de Deus".
 
A região produz vinhos há 5000 mil anos e pode ser considerada o berço da vinicultura. Durante a hegemonia grega os vinhos do Oriente Médio eram uma indústria em pleno crescimento e, quando os romanos dominaram o mundo, a cidade de Gaza tornou-se o porta de saída dos vinhos da região.
 
Contudo, no século VII, os muçulmanos dominaram a região e devido suas convicções religiosas destruíram todos os vinhedos e proibiram a produção de vinhos, permanecendo desta forma até o fim do século XIX, quando um dos nomes mais conhecidos no mundo do vinho - o Barão Edmond de Rothschild decidiu reinventar a vinicultura na região, porém essa experiência não teve sucesso.
 
A moderna vinicultura israelense remota para meados da década de 70 do século passado, quando um professor da Universidade de Davis, Califórnia, determinou que as Colinas de Golan seriam a melhor região para produção de vinhos. Os primeiros vinhos dessa nova eram começaram a ser produzidos há 30 anos.
 
Como já citei degustamos 6 vinhos, todos de muito boa qualidade e que serão apresentados um a um por aqui nas próximas semanas. Fique ligado e não perca nenhum detalhe e quando cruzar com um vinho de Israel em uma loja não pense duas vezes antes de adquiri pelo menos um exemplar.
 
Le haim!

Da esquerda para direita: Juberlan, eu, Fernanda, Luciana
Pedro, Yael Gai e Carol.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário