segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Branco israelense com a cara do nosso verão: Hermon White 2012

O Hermon White 2012 foi o segundo rótulo da noite de vinhos israelenses na Casa dos Frios. Trata-se de um corte das uvas Sauvignon Blanc, Chardonnay, Viognier e Sémillon provenientes de diversos vinhedos situados ao norte das Colinas de Golan, a porção mais fria da Região.
 
O nome do vinho vem do Monte Hermom, o qual tem forte ligação entre o povo judeu e as Colinas do Golã e esta remonta aos tempos bíblicos. Diz a tradição judaica que foi no Monte Havtarim, na região do Monte Hermon, a 1.296m acima do nível do mar, nos declives de Katef Sion, que Deus prometeu a Abrão que lhe daria a terra para seus descendentes. Um antigo túmulo marca o local e um robusto carvalho ergue-se, ao lado.
 
"Os olhos de Israel". Assim é carinhosamente chamado o Monte Hermon, ponto culminante do país, localizado no topo da Cordilheira do mesmo nome, entre a fronteira de Israel e a Síria. Assim denominado por causa de seus picos, é um dos principais centros de prática dos desportos de inverno. Com 2.224m, foi o local escolhido para a implantação de um centro de lazer para turistas e amantes do esqui, pois a neve faz parte da paisagem natural da área de novembro a março, coberto de branco os picos do Hermon. Das suas encostas, que degelam depois do inverno, nasce o rio Jordão.
 
Visualmente o vinho mostrou uma cor amarelo palha, com tons esverdeados. Seus aromas remetem a melão, maçã, pêssego e notas de flores brancas (flor de laranjeira, jasmim e cravo). Em boca mostrou grande frescor e repetiu as notas olfativas. Corpo médio e boa persistência com notas de melão e flor de laranjeira aparecendo no retrogosto.

Vinho muito suave e agradável, fácil de beber e uma excelente pedida para esse verão castigante que estamos tendo.

O Rótulo

Vinho: Hermon White
Tipo: Branco
Castas: Sauvignon Blanc, Chardonnay, Viognier e Sémillon
Safra: 2012
País: Israel
Região: Colinas de Golan, Galiléia
Produtor: Golan Heights Winery
Graduação: 13,5%
Onde comprar em Recife: Casa dos Frios
Preço médio: R$ 90,00
Temperatura de serviço: 10°
Outros atributos: Vinho Kosher
 
 
 
"...Como o orvalho do Hermon, que desce sobre os montes de Sião; porque alí o Senhor ordena a benção e a vida para sempre". Salmos 133:3 

Nenhum comentário:

Postar um comentário