domingo, 16 de fevereiro de 2014

Luna del Cacciatore Sangiovese Di Toscana 2011

Até provar os vinhos italianos do meu primeiro ClubW, que também toram os primeiros da Confraria Avec le Vin, a minha experiência com rótulos tintos deste país não era das melhores, porém estes vieram para retirar da memória todas as experiências negativas prévias.
 
A exemplo do Il Costone, o Luna del Cacciatore também é um monocasta Sangiovese, sendo que este é produzido na região da Toscana, área central da Itália e cuja produção de vinhos é tão antiga quanto a ocupação humana. A região é famosa por seus Chiantis e Brunellos e é sinônimo prazer de viver, comer e beber bem.
 
O vinho é produzido pela Farroria Il Canneto em San Miniato-Pisa numa região montanhosana Alta Toscana e com 15 hectares de vinhedos de Sangiovese, Merlot e Colorino.
 
Produzido a partir de processos de vinificação tradicionais e com amadurecimento em barricas de carvalho francês e eslavo por 6 meses e posterior afinamento em tanques de aço inox por 4 meses e em garrafa por 2 meses.
 
Visualmente mostrou uma cor rubi escura, brilhante e profunda, halo vermelho claro e com boa formação de lágrimas. No nariz rico em frutas vermelhas, pimenta, café e elegante tostado. Em boca repetiu as notas do olfato e mostrou taninos macios e boa acidez. Corpo médio com final de boca seco e com a fruta e tostado aparecendo no retrogosto.
 
Harmonizamos com um escondidinho safado: creme de macaxeira, charque desfiada e bolinho de macaxeira frita, também preparado por Fernanda.
 
Pra mim o melhor vinho (muito equilibrado) e a melhor harmonização do primeiro encontro de nossa confraria... Deixou um gostinho de quero mais... Ansioso por nosso próximo encontro com vinhos chilenos.
 
O Rótulo
 
Vinho: Lina del Cacciatore Di Toscana
Tipo: Tinto
Casta: Sangiovese
Safra: 2011
País: Itália
Região: Toscana
Produtor: Fattoria Il Canneto
Graduação: 13,5%
Onde comprar: Wine
Preço médio: R$ 75,00 (R$ 53,00 no ClubeW)
Temperatura de serviço: 16°

2 comentários:

  1. Ewerton, boa tarde.
    Sou apreciador do seu blog e acho ótimas as suas sugestões.
    No entanto, não dá para concordar com voce quando se trata deste vinho. Ele não vale o preço pago e é uma seleção da Wine que não está à altura do seu prestígio.
    Antonio Naves

    ResponderExcluir
  2. Olá Antônio,

    Boa noite! Obrigado pela visita e por acompanhar o blog. Caso tenha facebook pode curtir a fan page do mesmo para acompanhar os posts de forma mais fácil.

    Acredito que no que se trata de vinho o vinho bom é o que gostamos. Eu particularmente tenho uma dificuldade com alguns italianos e ambos da seleção Wine me agradaram e também aos amigos que estava na ocasião em que foram degustados.

    Não posso dizer se ele está acima ou abaixo dos vinhos do clube, pois esta foi minha primeira seleção, mas posso dizer que agradou.

    Viva a diferença e viva o vinho... que as próximas seleções agradem a ambos, pois não sei quanto a você, mas pra mim é frustrante me decepcionar com um vinho, ainda bem que não foi o caso.

    Saúde e bons vinhos.

    ResponderExcluir