quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Il Costone Sangiovese Di Romagna Superiore 2011 #aveclevin

Chegamos ao segundo vinho degustado no primeiro encontro da Confraria Avec le Vin: o Il Costone Sangiovese Di Romagna 2011, um tinto da região da Emilia-Romagna.
 
O vinho é produzido pela Vinícola Braschi, fundada em 1949 e localizada na província Forli Casena. O líquido passa por maceração e fermentação à temperatura controlada e o envelhecimento é realizado em tonéis de carvalho por 12 meses, seguido por 6 meses em tanques de aço inox e mais 3 meses de garrafa.
 
O rótulo é um 100% sangiovese, casta tinta italiana, talvez a mais famosa e que é amplamente cultivada na região central da Itália, principalmente na Toscana, Úmbria e Lazio e é a principal casta do vinho Chianti. A sangiovese é uma casta que produz, via de regra, vinhos para serem consumidos jovens (3 anos) e que possuem como características cor rubi clara, elevada e agradável acidez e taninos leves.
 
E o Il Costone? Este é o puro reflexo de um varietal sangiovese.
 
Visualmente mostrou uma cor rubi clara e brilhante, com halo vermelho translúcido e lágrimas densas. No nariz boa intensidade aromática, com notas de frutas vermelhas (cereja e morango), florais e de especiarias e nuances de madeira. Em boca repetiu as notas olfativas e um leve toque balsâmico; mostrou taninos finos, boa acidez e álcool na medida. Vinho de corpo médio e com final de boca agradável e de leve frescor, com a fruta e a especiaria aparecendo no retrogosto.
 
Harmonizamos com bruschettas de pão italiano com tomate concassé e manjericão, preparadas divinamente por Fernanda.
 
O Rótulo
 
Vinho: Il Costone Di Romagna 2011
Tipo: Tinto
Casta: Sangiovese
Safra: 2011
País: Itália
Região: Emilia-Romagna
Produtor: Vinícola Braschi
Graduação: 13,5%
Onde comprar: Wine
Preço médio: R$ 75,00 (R$ 53,00 no ClubeW)
Temperatura de serviço: 17°

Nenhum comentário:

Postar um comentário