sábado, 1 de fevereiro de 2014

Barton & Guestier Passeport Beaujolais Villages 2011 #cbe

Chegamos a nossa primeira postagem de fevereiro e com ele ao segundo vinho degustado Confraria Brasileira de Enoblogs - CBE em 2014; como o tempo tem passado rápido não acham? Por isso não devemos perder nenhum segundo com vinhos ruins.
 
A sugestão do mês coube ao Confrade Silvestre Tavares do blog Vivendo a Vida, que mandou o seguinte: "Vinho da uva Gamay livre de preço é país".
 
Quando pensamos em Gamay logo nos vem a mente a França, haja vista ser uma casta típica do sul da Borgonha, apesar de vir sendo cultivada em outras partes do mundo, inclusive no Brasil. A casta é famosa por produzir os delicados e leves vinhos de Beaujolais e possui certa semelhança com a Pinot Noir.
 
Primeiramente pensei em um espumante ou rosé, pois o calor aqui não está fácil. Até encontrei e já degustei um espumante, porém era uma assemblage e o confrade disse: varietal... "Ordem" dada é "ordem" cumprida, então fui ao garimpo e a  minha escolha foi o Barton & Guestier Passeport Beaujolais Village, um vinho produzido por uma gigante com mais de duzentos anos de tradição e pela qual possuo certo apreço.
 
Visualmente o vinho apresentou uma cor rubi brilhante com halo vermelho translúcido e boa formação de lágrimas. No nariz apresentou aromas leves e delicados com a notas fruta vermelha (morango e goiaba) madura e sutis notas de banana e pêra. Em boca confirmou o olfato e mostrou taninos delicados e boa acidez com final de boca médio-longo e refrescante.
 
Degusto o rótulo com Fernanda enquanto escrevo estas linhas... então, permitam-me vou indo finalizar minha tarefa...
 
 
O Rótulo

Vinho: B & G Passeport Beaujolais Villages
Tipo: Tinto
Casta: Gamay
Safra: 2011
País: França
Região: Beaujolais
Produtor: Barton & Guestier
Enólogogo: Laurente Prada
Graduação: 12,5%
Onde comprar em Recife: RM Express
Preço médio: R$ 41,00
Temperatura de serviço: 15°

Nenhum comentário:

Postar um comentário