terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Vinho mata células cancerosas

Câncer de Pulmão é o que mais causa mortes entre os cânceres, em ambos os sexos. Menos de 17% das pessoas que desenvolvem a doença sobrevivem por cinco anos ou mais.

Motivados por estes números um grupo de pesquisadores canadenses está pesquisando vinhos como forma de melhorar as chances de sobrevivência em portadores desta patologia.

Os pesquisadores, da Brock University e Universidade McMaster em Ontario, observaram em seu estudo que em pesquisas in vitro utilizando células de câncer, e até mesmo em alguns estudos epidemiológicos, o vinho tinto possui propriedades anti-câncer. Muitas vezes essa capacidade é creditada ao vinho tinto por este ser uma rica fonte do polifenol resveratrol, por isso a maioria dos estudos utilizam formas sintéticas de resveratrol.
 
Para a pesquisa, a equipe mensurou vinhos brancos e tintos e seu impacto em pequenas células de câncer pulmonar. Eles expuseram células de câncer de pulmão a: Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir e Riesling. Todos os vinhos foram provenientes de produtores em Niagara-on-a-Lake, Ontario.
 
Eles descobriram que os dois vinhos, tintos e brancos, interrompiam a propagação do câncer de pulmão, mas os tintos foram mais eficazes. O vinho tinto efetivamente interrompe a propagação de células cancerosas, quando comparado com o grupo controle, de modo estatisticamente significante. Para os vinhos brancos, resultados semelhantes não acontecem.
 
Os resultados demononstraram que, tanto os vinhos brancos e tintos  são capazes de inibir câncer de pulmão, o crescimento celular e potencial oncogênico, mas há uma diferença na potência dos vinhos, uma vez que estes efeitos somente foram obtidos com doses mais elevadas de vinho branco, disse Evangelia Litsa Tsiani, um professor associado de Ciências da Saúde na Brock University e um dos autores do trabalho. A hipótese é que o teor fenólico total, que foi muito maior no vinho tinto, talvez seja o responsável.
 
Tsiani disse ainda que o estudo mostrou que vinho tinto impede o crescimento e a sobrevivência das células tumorais. Mas ela alertou que não pode fazer recomendações quanto ao consumo de vinho porque esses testes foram feitos em células humanas de cânce de pulmão.
 
Fonte: Wine Spectator

Nenhum comentário:

Postar um comentário