quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Calvet Reserve Merlot - Cabernet Sauvignon Reserve 2008

Estava com esse corte bordalês há cerca de um ano na Adega e resolvi abrí-lo para acompanhar uma picanha ao forna preparada por minha mãe e que estava simplesmente divina.
 
O Calvet Reserve é produzido pela vinícola J Calvet e Cia com as castas Merlot e Cabernet Sauvignon, duas clássicas e passam por uma filtragem para remoção de depósitos e posterior envelhecimento por 6 meses em garrafa nas caves da vinícola.
 
A história da J Calvet & Cia remonta a 1818, quando seu fundador Jean-Marie Calvet instalou-se pela primeira vez em Hermitage no Drôme, onde sua família é proprietária de uma vinha e, um pouco mais tarde, em Bordeaux. A vinícola produz vinhos em Bordeaux, Côtes du Rhône e Borgonha. Os enólogos e vinicultores da Calvet sempre buscam preservar a tipicidade do terroir e determinam os métodos de vinificação de de modo a autenticidade do vinho.
 
Visualmente o vinho mostrou uma cor rubi intenso e brilhante e intensa com halo ligeiramente alaranjado e lágrimas finas e lentas. No nariz aromas de frutas vermelhas, flores (violetas e rosas) e toques de especiarias (pimenta, café e cravo). Em boca mostrou taninos macios e acidez sobressaindo-se; repetiu a fruta, o café e a pimenta. Final de boca de média-longa intensidade e a acidez incomodando um pouco.
 
O vinha estava infiltrando-se pela rolha, então mais alguns dias ou poucos meses o líquido possivelmente oxidaria. Fica a dúvida rolha de má qualidade ou adega termoelétrica sem conseguir manter um envelhecimento lento do vinho?
 
O Rótulo

Vinho: Calvet Reserve
Tipo: Tinto
Castas: Merlot (70%) e Cabernet Sauvignon (30%)
Safra: 2008
País: França
Região: Bordeaux
Produtor: J Calvet & Cia
Enólogo: Benjamin Tueux
Graduação: 12,5%
Onde comprar em Recife: RM Express
Preço médio: R$ 50,00
Temperatura de serviço: 16º

Nenhum comentário:

Postar um comentário