sábado, 22 de fevereiro de 2014

Gamla Brut

Se você nem imaginava que Israel ainda produzia vinhos o que você diria se soubesse que eles produzem vinhos espumantes? Pois é, os espumantes também fazem parte do Portifólio da Golan Heights Winery e eu pude provar um dos seus exemplares na degustação guiada que participei no último dia 18.
 
O Gamla Brut faz parte da linha de vinhos Gamla e é produzido com chardonnay e pinot noir provenientes de vinhedos situados nas Colinas de Golan, a área mais fria da região da Galiléia e considerada o melhor terroir de Israel.
 
A vinificação do vinho base é realizada em tanques de aço inox sob temperatura controlada e a segunda fermentação é realizada na garrafa (método tradicional ou champenoise). O líquido amadurece por 12 meses sobre as borras (sur lie) e só depois é disponibilizado para o consumo.

 
Visualmente o vinho apresentou uma cor amarelo palha bem clara com reflexos dourados, boa formação de espuma e perlage fina e duradoura. No nariz apresentou notas de maça, pêra, tangerina, flor de laranjeira e nuances de fermento. Em boca repetiu as notas cítricas e mostrou-se macio e refrescante. Corpo médio com final de boca de boa intensidade, seco e com o toque floral aparecendo no retrogosto.

É um bom espumante, valeu a experiência, mas o preço não é nada convidativo. Foi degustado como aperitivo, mas com certeza acompanha bem frutos do mar e culinária japonesa.
 
O Rótulo

Vinho: Gamla Brut
Tipo: Espumante
Castas: Chardonnay (50%) e Pinot Noir (50%)
Safra: Não safrado
País: Israel
Região: Colinas de Golan, Galiléia
Produtor: Golan Heights Winery
Graduação: 11,5%
Onde comprar em Recife: Casa dos Frios
Preço médio: R$ 115,00
Temperatura de serviço: 6°
Outros atributos: Vinho Kosher

Nenhum comentário:

Postar um comentário