terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Vinho tinto durante refeições diminue efeito do colesterol ruim da carne vermelha

Um grupo de cientistas da Universidade Hebráica de Jerusalém descobriu que tomar vinho tinto junto com carne vermelha, pode evitar que o aumento do colesterol causado pela carne vermelha.
 
divulgaçãoA carne vermelha possui compostos que se acumulam no sangue, ajudando a formar o colesterol ruim, que pode danificar os vasos sanguíneos e aumentar o risco de doença cardíaca. Porém, os antioxidantes presentes no vinho tinto, conhecido como polifenóis, impedem que o estômago absorva esse composto, que não chega ao sangue.
 
Por quatro dias, eles alimentaram 14 voluntários saudáveis com uma série de refeições de costeletas de peru, e evitaram carnes e peixes. Outro grupo menor seguiu a mesma dieta, porém com um copo de vinho acompanhando todas as refeições.
 
Depois dos quatro dias os níveis de colesterol modificado, responsável pelo endurecimento das artérias e placas que conduzem à doença cardíaca, tinha aumentado em 97%. Enquanto o grupo que tinha tomado vinho, não tiveram modificações significantes no colesterol.
 
Professor Ron Kohen, responsável pelo projeto, disse que isso pode explicar porque o vinho tinto é responsável por diminuir o risco de doenças coronárias. "Carne é rica em gordura poliinsaturada e colesterol. Nossos resultados mostram uma explicação entre o consumo de carne e aumento de riscos de doencças cardiacas. E alimentos ricos em polifenóis, como o vinho, diminuem esses efeitos prejudicias", explicou ele.
 
Fonte: Revista Adega

Nenhum comentário:

Postar um comentário