terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Combinando vinhos gelados com aperitivos de verão


Branco, rosé ou do tipo espumante, vinhos
 combinam com petiscos típicos do verão
Foto: Shutterstock
Bebidas típicas de verão, cerveja, caipirinha e chope começam a dividir espaço (acredite) com sabores bastante apreciados nos dias frios: os vinhos. Servidos geladinhos, eles combinam perfeitamente com os aperitivos tão apreciados em restaurantes e bares durante a estação.
 
Delicadas, as iguarias não são geladas em freezer ou congelador, mas devem ficar na geladeira, numa temperatura de 15 ºC, com variações que devem ser verificadas nos rótulos. Para não ter erro e aproveitar toda a refrescância da bebida, é preciso que seu corpo seja leve. “O verão combina, principalmente, com vinhos brancos por causa de seu bom frescor, que propicia uma excelente acidez, e, no geral, é bem equilibrado”, analisa Casé Oliveira, sommelier do restaurante Félix Bistrot, de São Paulo.
 
O melhor de tudo é que os produtos brasileiros não ficam a dever para os importados, combinando sabor e economia para o bolso. “Os espumantes nacionais são muito bons e têm preços acessíveis. Hoje, alguns estão entre os melhores do mundo”, avalia Vitor Fernandes, sommelier e professor do curso de sommeliers do Sindicato de Hotéis e Restaurantes de São Paulo (Sinthoresp).
 
Por isso, aprenda, a seguir, como harmonizar com petiscos os três tipos de vinhos que são a cara do verão.
 
Branco

Quem está se aventurando pela primeira vez no mundo dessa bebida, o ideal é separar o vinho branco - queridinho de muitas mulheres - entre seco, geralmente mais jovem e fresco, e doce, que são aqueles mais suaves. Ambos harmonizam muito bem com frutos do mar e embutidos como salame e presunto.
 
Rosé

Este tipo de vinho utiliza a mesma uva dos tintos, contudo as frutas são retiradas no meio do processo de fabricação, o que garante sua cor rosada. Leve e bem estruturado - normalmente com notas de especiarias e frutas como morango ou cereja -, é perfeito para ser apreciado em ambientes quentes. Além disso, sua harmonização é muito fácil, pois combina com frutos do mar e canapés, além de sanduíches e bruschettas.
 
Espumante

Normalmente consumido pelos brasileiros, o espumante é o vinho branco com gás carbônico - aquele que faz espuma ao ser aberto. Uma versão bem menos explosiva é o frisante, bebida com uma quantidade menor de gás. Na estação mais quente do ano, os tipos brut rosé, moscatel e prosecco são muito indicados, pois harmonizam com uma grande variedade de alimentos como ostras, queijos e canapés.
 
Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário