quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Grand Theatre Bordeaux 2008

Presenteei esse vinho ao amigo Juberlan há alguns meses e sempre que programávamos de degustá-lo imprevistos surgiam e por pouco não acontecia o mesmo desta vez, mas felizmente deu certo.
 
No último sábado o Juberlan nos convidou para jantar e preparou um carne de sol no forno, farofa de jerimum, arroz e um pirão de macaxeira, tudo estava maravilhosamente gostoso e que harmonizaram muito bem com esse Bordeaux.
 
O Grand Theatre Bordeaux é um corte das uvas cabernet sauvignon, cabernet franc e merlot, produzido pelo Univitis, um dos principais grupos de produtores de vinhos da região de Bordeaux. Por aqui já passaram dois vinhos deste mesmo grupo: o Grand Theatre A.O.C. Bordeaux Moelleux Blanc 2009 e o Grand Theatre Pinot Noir 2010.
 
Vamos ao vinho! Visualmente mostrou uma cor rubi clara, com halo alaranjado/atijolado, mostrando evolução, lágrimas lentas e de pequena quantidade. No nariz seu bouquet mostrou-se rico em fruta madura, com notas de especiarias e algum tostado. Em boca taninos muito macios e acidez em boa intensidade, apesar dos seus quase 5 anos de vida, álcool na medida certa deixando o vinho suave e certa frescor. Repetiu a fruta e foi possível perceber alguma pimenta e leves toques de menta. Final de boca de média intensidade e muito agradável. Para mim no seu auge, mas ainda suportaria mais algum tempo na garrafa. Vinho de excente custo versus benefício.
 
Agradeço ao amigo Juberlan pela sua hospitalidade e pela amizade; que possamos repetir muitas vezes momentos como estes, onde não só degustamos um vinho e comemos uma boa comida, como também compartilhamos e celebramos alegrias como a da aprovação de Júlio na Escola Técnica.

O Rótulo

Vinho: Grand Theatre
Tipo: Tinto
Castas: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot
Safra: 2008
País: França
Região: AOC Bordeaux
Produtor: Univitis
Graduação: 12,5%
Onde comprar: RM Express
Preço médio: R$ 35,00
Temperatura de serviço: 16º

2 comentários:

  1. Descobri um Grand Theatre Bordeaux em minha casa. Esse vinho ainda estaria bom para consumo ? Grata.

    ResponderExcluir
  2. Hexis,

    Primeiramente obrigado pela visita!

    Só abrindo pra saber se ele não possui defeitos que inviabilizem o consumo.

    Estando ainda sem problemas vale salientar que já são 8 anos de vida, então o vinho não vai mais mostrar aromas e impressões gustativas como as faria com 3-5 anos de vida.

    Abraço.

    ResponderExcluir