sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Redegustando: Casillero del Diablo Carménère 2010

Não é novidade que gosto dos vinhos da Concha y Toro, já degustei vários e alguns já passaram por aqui, incluindo o próprio Casillero del Diablo Carménère, só que da safra 2009; confira a lista de todos rótulos desta vinícola que já forma tema de post aqui.
 
 
Nem eu tinha ideia de que já havia comentado tantos por aqui, alguns já passaram mais de uma vez por aqui, tais como o Trio Reserva Cabernet Sauvignon 2008, que já passou duas vezes e o Casillero del Diablo Reserva Privada 2008, o qual foi comentado 3 vezes por aqui. Hoje entra nessa lista o Casillero del Diablo Carménère. Mesmo assim ainda precisam passar por aqui Malbec, Merlot e Pinot Noir (deste produtor).
 
A Carménère é uma varietal proveniente da França e considerada a uva ícone do Chile. Seus vinhos são mais suaves que os Cabernet Sauvignon e possui aroma e sabor herbáceo que pode ser mais ou menos pronunciado de acordo com o tempo de maturação na videira antes da colheita.

Essa garrafa foi degustada no dia 29 de dezembro na casa dos amigos Juberlan e Rejane, após termos ido conferir o presépio de bonecos gigantes montado em frente a Igreja do Carmo em Olinda -PE.

"Olinda tem essa tradição dos bonecos gigantes, mas também tem a de montar presépios, que infelizmente parece estar sendo esquecida pelas pessoas", contou Fernando. O artista explica que há dois anos o presépio foi montado na praça só com a sagrada família. "Agora tivemos a ideia e a inspiração no presépio franciscano, com todos os pastores, anjos e com a apoteose barroca", disse. As peças mais altas têm até sete metros, pesando entre 35 a 40 quilos. Quem é de da Região Metropolitana do Recife não pode deixar de conferir e quem não é daqui e estiver de passagem pela capital pernambucana deve passar pela praça e visitar as peças.
 
Visualmente mostrou uma cor rubi escura, com reflexos violeta e lágrimas abundantes, finas e lentas. No nariz muita fruta, toques de madeira e discreto de chocolate. A medida que o vinho foi se oxigenando o herbáceo apareceu, mas sem incomodar. Em boca mostrou boa potência, com taninos redondos; a fruta repetiu-se e mostrou-se bem integrada ao tostado proveniente da passagem por barricas de carvalho americano. Final de boca seco e de boa persistência, onde apareceram o frutado e o tostado no início e com a aeração o herbáceo (pimentão) e o tostado.
 
Particularmente a safra de 2009 me agradou mais, porém esse não deixou a desejar em nada; continua sendo uma boa pedida para o dia a dia para que não gosta de gastar muito com vinhos e também que prefere vinhos simples.

O Rótulo

Vinho: Casillero del Diablo
Tipo: Tinto
Castas: Carménère
Safra: 2010
País: Chile
Região: Valle  Central
Produtor: Concha y Toro
Graduação: 13,5%
Onde comprar: RM Express
Preço: R$ 36,00
Temperatura de Serviço: 16º

Nenhum comentário:

Postar um comentário