segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Cuvée Laurent Brut Rosé Prestige

É impossível ver um vinho rosé da região da Provence, França e não ficar encantado com sua cor delicada e que muito difere dos rosés das demais regiões do mundo.
 
O Cuvée Laurente Brut Rosé Prestige é produzido pela Les Vins Bréban, uma empresa familiar baseada em Brignoles no centro da Provence, e comercializa há 3 gerações vinhos de Domaines e Châteaux, engarrafados ou na vinícola ou na unidade de engarrafamento em Brignoles. A gama da Les Vins Breban oferece cerca de 50 vinhos diferentes representativos da Provence e oriundos des Côtes de Provence, Coteaux Varois en Provence, Coteaux d’Aix en Provence, Bandol, vinhos do país do var, vinhos de Corsega, bem como vinhos espumantes, cujos 80% são rosés.
 
O espumante é produzido a partir da Grenache, varietal tradicional da Provence, originados de vinhas no Var. Para a produção deste rosé todos os cuidados são tomados, iniciando pela escolha da melhor data para a colheita. A finalização do processo ocorre com fermentação por 30 dias em tanques  e logo depois é filtrado e então engarrafado.
 
O vinho mostrou uma bela cor salmão com reflexos alaranjados e uma perlage delicada, fina e constante. No nariz um bouquet muito complexo e elegante, observando-se notas de frutas maduras (morango, pêssego, nectarina) e delicadas nuances de pão tostado. Em boca mostrou-se muito suave, refrescante e uma cremosidade muito delicada; repetiu a fruta e das notas de pão. Final de boca seco, refrescante e de boa persistência.
 
Degustei com minha amada e a harmonização ficou por conta da culinária japonesa. Um espumante de excelente custo versus benefício e que vai muito bem com o calorão que está fazendo por aqui.

O Rótulo

Vinho: Cuvée Laurent Brut
Tipo: Espumante Rosé
Castas: Grenache
Safra: Não safrado
País: França
Região: Côtes de Provence (Provence)
Produtor: Les Vins Bréban S.A.
Graduação: 12,5%
Onde comprar: Lacomex
Preço médio: R$ 35,00
Temperatura de serviço: 6º - 8º

Nenhum comentário:

Postar um comentário