terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Barton & Guestier Cuvée Réservée Chardonnay Brut

Barton & Guestier é a primeira marca de vinhos finos franceses exportada no mundo. Elabora mais de quarenta vinhos procedentes das principais regiões vinícolas: Bordeaux, Borgonha, Beaujolais, Vale do Loire, Rodano, Languedoc e exporta cerca de dois milhões de caixas de vinho por ano. Aqui no blog já comentamos um Pinot Noir e um Côtes du Rhône deste produtor, ambos agradaram bastante, sobretudo o último.
 
Encontrei esse espumante com um preço bem atraente e não tive dúvidas em trazer para casa e foi esse o espumante que escolhi para degustar em família no último jantar do ano no dia 31 de dezembro. A ideia era que ele pudesse harmonizar com todos os pratos e também com a sobremesa; deu certíssimo.
 
O vinho mostrou uma cor amarelo palha com reflexos dourados, perlage fina e elegante, de boa persistência. No nariz aromas intensos, com presença de notas de pêssego e maça, seguidos de inebriantes notas de frutos secos (amêndoas) e delicadas nuances de fermento. Em boca mostrou boa refrescância e acidez, com repetição do fruto seco e boa cremosidade. Final de boca seco, longo e refrescante.

Espumante muito elegante e agradável, com excelente custo versus benefício. Ideal para acompanhar frutos do mar, cozinha oriental (japonesa) e para fins de tarde na praia ou na piscina.

O Rótulo

Vinho: Barton & Guestier Cuvée Réservée
Tipo: Espumante
Castas: Chardonnay
Safra: Não safrado
País: França
Região: Vale do Loire
Produtor: Bodega Barton & Guestier
Graduação: 12,5%
Onde comprar: DLP
Preço: R$ 41,00
Temperatura de Serviço: 4-6º

Nenhum comentário:

Postar um comentário