terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Aconteceu aqui

Iniciei o Vinhos de Minha Vida em abril de 2011 sem nenhuma pretensão, com intuitos modestos como: aprender mais sobre vinho e deixar aqui as impressões de um leigo sobre os vinhos degustados, mas para minha surpresa o blog tem conseguido atingir marcas que nunca imaginei e sou muito grato a cada um dos leitores por isto.
 
Eu e Paulo Laureano no Passeio Enológico por Portugal
O blog passou de uma média de 500 visualizações mês nos meses de 2011 para uma média de mais de 3700 mês em 2012; nos dois últimos meses ultrapassou as marcas das 5 mil e 6 mil visualizações, respectivamente. Na pesquisa Quem é Quem 2012 o blog figurou na quadragésima sétima posição, dentre 82 blogs listados, uma marca e tanto, considerando a curta vida do mesmo e o fato de não possuir patrocinadores.
 
Também figuramos várias vezes entre os mais lidos do Enoblogs e os posts Mais Populares, sendo em uma delas na primeira posição.
 
Ao todo, em 2012, foram 207 posts com temas variados relacionados ao vinho: saúde, arte, notícias, curiosidades, conteúdo mais aprofundado sobre vinhos, dentre muitos outros, não esquecendo é claro dos posts sobre vinhos degustados.
 
Comentei aqui sobre mais de 100 vinhos que degustei, para ser mais exato, sobre 108 vinhos, uns muito bons e outros ruins, porém que valeram a experiência.
 
O país que liderou, com 53 rótulos comentados, foi Portugal, seguido pelo Chile com 19 vinhos e em terceiro a argentina com 15, juntos os três países representaram 80% dos vinhos comentados. Outros países também apareceram aqui em 2012, um total 11, com quatro novos entrando na lista: Uruguai, Espanha, Israel e Estados Unidos, o que reflete um dos meus objetivos que é degustar diferentes vinhos de diferentes países visando dentre outras coisas aprimorar meus conhecimentos sobre a bebida.
 
Os tintos mais uma vez estiveram entre os mais degustados, seguido pelos brancos,  espumantes,  fortificados e por fim rosés. Minha proposta em 2013 é inserir mais brancos e espumantes na lista, sobretudo por serem mais adequados ao clima quente da região em que residp.
 
E para mostrar que uma das principais ideias do blog é aprendizado, passamos de cerca de dez variedades de uvas presentes nos vinhos comentados em 2011 para 67 em 2012. Mais uma vez a Cabernet Sauvignon liderou, mas foi seguida de perto das varietais Tinta Roriz e Syrah. Você pode conferir todas as uvas passeando no menu a direita.
 
Para não tornar os texto muito enfadonho apresentando os melhores vinhos degustados por categorias listarei vinhos que se destacaram de uma forma geral; então aí vai meu Top 5, não necessariamente na ordem:
 
 
Agradeço a todos os leitores por fazerem este blog continuar crescendo e findo desejando um ótimo 2013 com bons vinhos a todos, pois a vida é muito curta para vinhos ruins.
 
Saúde!
 
Abraços, Ewertom Cordeiro.

2 comentários:

  1. Prezado, por gentileza, para qual e-mail poderia lhe encaminhar uma sugestão?

    Grato.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Rodrigo,

    Encaminhe para ec.fisioespecializada@hotmail.com.

    Grato, Ewertom.

    ResponderExcluir