sexta-feira, 8 de maio de 2015

Salton Desejo: o merlot que expressa o potencial da casta no terroir da Serra Gaúcha

No último dia 28 o Daniel Perches (Vinhos de Corte) e o Alexandre Frias (Diário de Baco e Enoblogs), estiveram na sede da Vinícula Salton entrevistando o Lucindo Copat, enólogo chefe da Salton, em mais um Winebar com alguns dos principais lançamentos da empresa para 2015.

Na ocasião foram degustados o Salton Prosecco 2015, o Salton Lucia Canei Salton e o Salton Desejo Merlot 2011. Já comentamos os dois primeiros (relembre) e chegou a hora de falar do Merlot que é o Desejo de todo enófilo: elegante, equilibrado e redondo.

O vinho do trocadilho do parágrafo anterior é o Salton Desejo, um dos ícones produzidos com a casta emblemática do terroir da Serra Gaúcha e, que enquadra-se tranquilamente na categoria de excelente custo versus benefício.

As uvas que dão origem ao caldo são selecionadas a partir de vinhedos cujas quantidades não ultrapassam 8.000kg/ha. Após a seleção dos frutos realiza-se uma pré-fermentação a 12°C por 5 dias. Em seguida inicia-se a fermentação com maceração com duração de 20 dias. O vinho é então clarificado espontaneamente e conduzido para barricas de carvalho novo de 225 litros, numa composição de 50% norte-americano e 50% francês e nestas permanece por 12 meses a temperatura de 10°C e umidade de 75% na belíssima cave da vinícola. Após este período de afinamento o vinho é engarrafado e posto para amadurecer por no mínimo mais 12 meses.

Na taça o vinho apresentou cor rubi violácea intensa e brilhante, com formação de lágrimas finas e rápidas. No nariz uma complexa carga aromática com a fruta negra (ameixa, jabuticaba e jamelão) dominando o início do olfato, seguida de notas de canela, pimenta do reino, café torrado, tabaco, chocolate, baunilha e elegante e bem integrada nota de tostado. A análise gustativa mostrou um vinho de corpo médio com taninos redondos, aveludados, elegantes e em harmonia com a acidez e o álcool. Final de boca longo com a fruta, a pimenta e as notas provenientes da passagem por barricas aparecendo no retrogosto.


O Rótulo

Vinho: Salton Desejo
Tipo: Tinto
Casta: Merlot
Safra: 2011
País: Brasil
Região: Serra Gaúcha
Produtor: Salton
Enólogo: Lucindo Copat
Graduação: 13,5%
Onde comprar: Salton
Preço médio: R$ 66,00
Temperatura de serviço: 16° - 18°

 
 
Notas:

1. O vinho foi gentilmente enviado pela vinícola Santon para degustação no Winebar.

2. Assista o vídeo abaixo com tudo que rolou no Winebar.
 
Saúde, bons vinhos sempre e até o próximo Winebar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário