quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Cono Sur Bicicleta Cabernet Sauvignon 2009

Uns compram vinho por indicação, outros pelo nome, outros ainda de acordo com sua própria personalidade e, muitos outros pelo rótulo. Esse Cono Sur foi escolhido pelo rótulo, a simplicidade e a leveza que a bicicleta estampada trouxe me atraiu sobremaneira.

Sempre procuro pesquisar e ler um pouco sobre o produtor de todos os vinhos que degusto e com este não foi diferente e a história desta vinícula é um tanto quanto surpreendente.

A Viña Cono Sur é bem jovem: 19 anos, mas já possui uma história de uma gigante. Fundada em 1993 a Vinícola possui dois interessantes projetos o "Proyecto Pinot Noir" destinado a produzir vinhos premium de categoria mundial e o projeto de produção de vinhos orgânicos, que produz vinhos com as cepas Sauvignon Blanc, Chardonnay, Pinot Noir e um corte Cabernet Sauvignon-Carmenere.

Mas, o que mais impressiona na jovem empresa são as suas conquistas. Em 2002, menos de dez anos de sua criação a Viña Cono Sur foi a primeira Viña da America Latina a ter seu sistema de gestão certificado com as normas ISO 9001 e ISO 14001. Em 2003 teve a primeira colheita certificada de uvas orgânicas (apenas 3 anos após o início do cultivo) e se firmou como a terceira maior exportadora em volume do Chile. Em 2007 finaliza o ano como a segunda vinícola chilena em vem exportação de vinhos engarrafados e no mesmo ano é a primeira vinícula do mundo a obter o status CarbonNeutral, por conseguir neutralizar as emissões de CO2 produzido a partir do processo de produção dos vinhos e em 2010 torna-se a primeira vinícula da américa e a terceira do mundo a obter o certificado ISO 14064-1.

E o vinho!!! O Cono Sur Bicicleta Cabernet Sauvignon 2009 é um vinho da linha de entrada da vinícola e mostrou-se acima de tudo um vinho simples, direto e muito correto. De cor rubi intensa com lágrimas finas e lentas. Seus aromas são intensos e bem perceptíveis, destacando-se ameixa, pimenta do reino, menta e um pouco de pimentão. Em boca repetiu a fruta, a pimenta e a menta. Taninos, acidez e álcool bem equilibrados e integrados. Final de corpo médio.

Acompanhou bem uma manhinha temperada apenas com sal azeite e vinho e preparada na chapa.

O Rótulo

Vinho: Cono Sur Bicicleta
Tipo: Tinto
Castas: Cabernet Sauvignon (Carménère, Merlot, Syrah, Malbec, Carignan, Alicante)
Safra: 2009
País: Chile
Região: Valle Central
Produtor: Viña Cono Sur
Enólogo: Adolfo Hurtado
Graduação: 13,5%
Onde comprar: Pão de Açucar
Preço médio: R$ 25,00
Temperatura de serviço: 18º

Nenhum comentário:

Postar um comentário