quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Pata Negra Tempranillo - Cabernet Sauvignon 2008

Eis um vinho que há muito queria degustar, sempre olhando mas nunca comprei, mas os caminhos me levaram a ele, pois ontem na casa do pisca Eli o primeiro vinho apresentado pelo seu amigo Ernesto Sabóia foi justamente o assemblage / corte Tempranillo - Cabernet Sauvignon do Pata Negra.

Permitam-me primeiro falar um pouco sobre a variedade Tempranillo, a uva ícone da Espanha.

A Tempranillo é uma casta de origem espanhola que vem chamando muita atenção nos últimos anos. Devido a sua incrível adaptabilidade aos climas continentais, ela passou a ser cultivada em regiões distantes como Austrália, Argentina, África do Sul e Estados Unidos. Os resultados são tão animadores que já se fala em a Tempranillo tornar-se uma opção mais acessível que a Cabernet Sauvignon e Merlot para os mercados internacionais.

Originária da região de Rioja (Espanha), a Tempranillo é cultivada em quase todas as sub-regiões continentais espanholas. Seu nome (temprano = cedo) se deve ao fato de apresentar um brotamento precoce, amadurecer rápido e, por conseqüência, ter um ciclo de crescimento curto.

É a casta símbolo da Espanha. Nenhuma outra casta em nenhum outro país possui tanta influência e domínio. Dependendo da região, a Tempranillo pode ser identificada com outros nomes: Ull de Llebre (Penedès), Tinto Fino (Ribera del Duero), Tinta del País (Ribera del Duero), Tinta de Toro (Toro) e Cencibel (Valdepeñas). Em Portugal ela também é muito importante, conhecida como Tinta Roriz (Douro) ou Aragonês (Alentejo).

O Pata Negra Tempranillo - Cabernet Sauvignon 2008 mostrou cor rubi intensa com alguns reflexos alaranjados/atijolados mostrando já certa evolução. Seu bouquet recheado de frutas vermelhas, geléia de ameixa e um toque de baunilha. Em boca a primeira impressão foi de taninos ainda selvagens, mas após respirar por uns dez minutos eles já não mostraram a adstringência. Repetiu a fruta e a baunilha, conferindo um leve adocicado, com taninos e acidez equilibradados, conferindo final médio longo.
 
Harmonizamos com queijos maduros, mas uma carne vermelha cairia melhor ainda e depois degustamos o sempre presente Cotes du Rhône, que será tema de outro post.

 
O Rótulo
 
Vinho: Pata Negra
Tipo: Tinto
Castas: 80% Tempranillo, 20% Cabernet Sauvignon
Safra: 2008
País: Espanha
Região: Valdepeñas
Produtor: Bodega Los Llanos
Graduação: 12,5%
Onde comprar: RM Express
Preço médio: R$ 30,00
Temperatura de serviço: 16º

Nenhum comentário:

Postar um comentário