quinta-feira, 22 de maio de 2014

Paulo Laureano Tradições Antigas Talha 2011

Os vinhos da Paulo Laureano Vinus dispensam apresentações e já perdi a conta de quantos rótulos deste produtor já passaram por aqui. Mas, nunca é demais repetir  duas marcas registradas da vinícola: a primeira é o uso exclusivo de castas autóctones e a segunda é buscar a tradição na produção de alguns de seus rótulos, como é o caso do Paulo Laureano Tradições Antigas Talha, em que poucas garrafas são produzidas e algumas são comercializadas em pequenas talhas.
 
A versão deste vinho que é distribuida em garrafa já passou aqui pelo blog e na postagem eu contei um pouco da história do mesmo: relembre.
 
O vinho vendido na talha é uma antiga paixão. Desde que eu e Fernanda conversamos com o Paulo Laureano, há dois anos, buscávamos adquirir uma talha, com a safra de 2010 não tivemos êxito, contudo no início do ano encontramos a safra de 2011 e resolvemos trazer uma, das 4000 produzidas, pra casa.
 
O vinho foi produzido utilizando as mesmas técnicas que os romanos utilizavam há 2.000 atrás. O Desengace (separação das uvas do cacho) foi realizado  num “ripanso” e a fermentação em talhas de barro, durante 10 dias. Filtração inicial através da “balsa”, estágio em depósito de inox e engarrafamento outubro de 2012.
 
Visualmente o vinho mostrou uma cor rubi escura, intensa e brilhante. No nariz aromas intensos de frutos negros, notas de especiarias (pimenta e canela), terrosas e balsâmicas. Em boca taninos redondos e elegantes, excelente acidez e álcool sobrando um pouco, mas sem comprometer. Final de boca longo com a fruta e o balsâmico aparecendo no retrogosto.

Vinho com um preço acima do que estou acostumado a pagar, mas que vale pela sua elegância e pelo ritual de se degustar uma néctar produzido e armazenado como há dois milênios.

Degustado na companhia de Fernanda, meus pais, minha irmã e cunhado e os amigos Juberlan e Rejane. A harmonização ficou por conta de uma bela focaccia rechegada preparada por Fernanda. 
 
O Rótulo

Vinho: Paulo Laureano Tradições Antigas Talha
Tipo: Tinto
Castas: Alfrocheiro, Alicante Bouschet, Aragonez, Tinta Grossa e Trincadeira
Safra: 2011
País: Portugal
Região: Alentejo
Produtor: Paulo Laureano Vinus
Enólogo: Paulo Laureano
Graduação: 14%
Onde comprar em Recife: RM Express
Preço médio: R$ 98,00
Temperatura de serviço: 16º

Nenhum comentário:

Postar um comentário