sexta-feira, 9 de maio de 2014

Terra d´Uro Finca La Rana Toro DO 2010 #aveclevin

Depois de dois meses sem encontros da Avec le Vin voltamos a ativa no último dia primeiro com vinhos da Espanha e Chile. O primeiro vinho da noite foi o Terra d´Uro Finca La Rana Toro DO 2010 e a reunião foi na casa dos confrades Pedro e Luciana.

O vinho é produzido pela Hacienda Terra d’Uro, que é um projeto conjunto de Cristiano van Zeller, Oscar Garrote e Javier Ortega. O primeiro é um nome consolidado em Portugal, na região do Douro; o segundo, filho de um aclamado chef espanhol, é proprietário de celebrados restaurantes; já Ortega, também conhecido como Pipa e amigo de Garrote, é enólogo. A vinícola nasceu da paixão desses três pelo vinho, pela terra e pelo desejo de mostrar ao mundo o potencial dos exemplares da região do Toro. Nas palavras de Garrote, “queremos que as pessoas encontrem parte da nossa história e parte da nossa cultura a cada garrafa aberta”.

O rótulo é elaborado a partir de uvas Tinta de Toro (Tempranillo) de um vinhedo único de vinhas velhas, o Finca La Rana, seguindo critérios de agricultura ecológica.
 
Visualmente o vinho apresentou cor rubi escura com reflexos violáceos e boa formação de lágrimas. No nariz aroma rico em frutas negras, seguido de notas de especiarias, terra molhada, tabaco e elegante tostado. Em boca mostrou bom corpo, muita elegância e equilibrado; taninos firmes e boa acidez tudo em boa sintonia com o álcool, que a 14,5% não sobressaiu em nenhum momento; final de boca longo com a fruta e o tostado, proveniente do estágio de 10 meses em barricas de carvalho, aparecendo de forma harmônica e elegante.

Vinho potente, equilibrado e elegante. A harmonização ficou por conta de uma costela suína e couscous marroquino.


O Rótulo

Vinho: Terra d´Uro Finca La Rana Toro DO
Tipo: Tinto
Castas: Tinta de Toro
Safra: 2010
País: Espanha
Região: Toro
Produtor: Hacienda Terra d´Uro
Graduação: 14,5%
Onde comprar: Wine
Preço médio: R$ 74,00 (R$ 54 no Clube W)
Temperatura de serviço: 16º
Pontuações: 90 pts RP

Nenhum comentário:

Postar um comentário