sábado, 17 de maio de 2014

Cistum 2009 #aveclevin

Eis mais um rótulo espanhol degustado na Confraria Avec le Vin. Um vinho redondo, elegante e agradável, produzido pela Crianzas y Viñedos Rafael Reverte.

A história desta vinícola é recente, mas não a das vinhas alí plantadas. No século XII, os frades do Monastério de Fitero, em Navarra, plantaram as primeiras videiras de Garnacha dando início à viticultura na região. Há 10 anos, o riojiano Rafael Reverte apaixonou-se por aquelas terras e por sua secular história e comprou uma área cultivada de 12 hectares de vinhas velhas, pré-filoxéricas, plantada em vaso há mais de um século, para iniciar a sua própria produção. Rafael Reverte recuperou as vinhas centenárias e passou a elaborar vinhos únicos, que encantam por sua concentração de aromas e sabores.

Na garrafa o Cistum apresentou cor rubi  escura e brilhante, com matizes violáceas. Nariz com aromas em boa intensidade, apresentando muita fruta negra, notas florais, especiarias, café e elegante tostado. Em boca mostrou bom corpo, com taninos redondos e macios bem integrados a acidez e ao álcool, repetição das notas olfativas e final de boca longo e agradável com a fruta, a especiaria e o tostado aparecendo no retrogosto.

Vinho muito elegante e que merece ser degustado com calma. Harmonizamos com um delicioso carré de cordeiro e batatas.
 
O Rótulo

Vinho: Cistum
Tipo: Tinto
Castas: Garnacha (90%) e Outras variedades (10%)
Safra: 2009
País: Espanha
Região: Navarra
Produtor: Crianzas y Viñedos Rafael Reverte
Graduação: 14,5%
Onde comprar: Wine
Preço médio: R$ 74,00 (R$ 55,00 no ClubeW)
Temperatura de serviço: 16º
Pontuações: 92 pts RP

Nenhum comentário:

Postar um comentário