terça-feira, 5 de maio de 2015

A regularidade do Salton Prosecco #winebar #salton

O vinho nacional tem evoluído bastante e o que já era bom vem mantendo e/ou melhorando a qualidade, mostrando regularidade no processo de vinificação, o que é o caso do Salton Prosecco Brut, que figurou aqui no blog como o centéssimo vinho comentado lá em 2013: relembre e hoje está volta depois de mais de 300 vinhos comentados por aqui.
 
O vinho foi degustado no Winebar com lançamentos da Salton transmitido diretamente da bela sede da da Vinícola situada no não menos belo Vale do Rio das Antas, com a participação do Lucindo Copat, enólogo chefe da empresa.
 
O Salton Prosecco  Brut é  elaborado 100% com a uva Prosecco, o vinho é fermentado a 17ºC com leveduras selecionadas durante 1 mês. A segunda fermentação ocorre pelo método Charmat (autoclaves) durante aproximadamente 1 mês e meio, a uma temperatura de 12ºC.
 
Visualmente apresentou cor amarelo esverdeada bem clara e brilhante, boa formação de espuma e perlage fina e em boa quantidade. Um nariz intenso e rico em aromas frutado e floral, acompanhado de decisioasas notas de pão tostado. No palato um espumante jovem, leve, fresco e de boa acidez. Final de boca de média intensidade com o floral e pão torrado aparecendo no retrogosto.
 
Vinho bem feito, fácil de beber, delicado e suave. Vai bem como aperitivo mas também acompanha bem peixes, canapés e sopas de legumes. Vale muito a compra e não deixa nada a deseja quando comparado com os Prosecco italianos.

O Rótulo

Vinho: Salton Prosecco Brut
Tipo: Espumante Branco
Casta: Glera (Prosecco)
Safra: 2015
País: Brasil
Região: Serra Gaúcha
Produtor: Salton
Enólogo: Lucindo Copat
Graduação: 11,5%
Onde comprar: Salton
Preço médio: R$ 32,00
Temperatura de serviço: 6° - 8°

Nota:

O vinho foi gentilmente enviado pela vinícola Santon para degustação no Winebar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário