quarta-feira, 20 de maio de 2015

Boa compra abaixo dos 30 pilas

Vinhos bons e baratos são um atrativo para todo e qualquer enófilo, então sempre que encontro alguma boa compra abaixo dos 50 e até dos 30 pilas costumo falar aqui no blog e este é o caso do vinho de hoje: o Norton Colección Cabernet Sauvignon 2014.
 
Trata-se de um vinho de uma linha de vinhos varietais jovens da gigante Argentina Norton, cuja proposta é manter o caráter fresco e frutado, convidando o apreciador a descobrir a particularidade de cada casta.
 
A história da Bodega Norton começou em 1895, quando o engenheiro inglês Edmond James Palmer Norton veio para Mendoza construir uma linha férrea, que uniria a cidade ao Chile. Pressentindo que ali seria um excelente lugar para cultivar uvas, importou mudas de videiras da França e iniciou a produção de vinhos, numa das primeiras vinícolas da região.
 
O rumo da empresa começou a mudar em 1989, quando o empresário austríaco Gernot Langes-Swarovski, hoje mundialmente conhecido pelos seus disputados cristais, comprou a Norton, impressionado pela beleza dos vinhedos e da região e pelo fato de ser a única das tradicionais bodegas argentinas circundada pelos seus próprios vinhedos.
 
Visualmente o vinho apresentou cor rubi intensa e brilhante e halo vermelho translúcio, com lágrimas finas e rápidas. No nariz aromas de fruta (ameixa e framboesa), notas herbáceas sutis seguidas de aromas de café e tabaco. Em boca taninos maduros e em bom equilíbrio com a acidez e o álcool. Final de boca de boa intensidade com a fruta aparecendo no retrogosto.
 
Um bom vinho para o dia a dia e que acompanha bem uma carne vermelha ou queijos e embutidos.
 

O Rótulo

Vinho: Norton Colección
Tipo: Tinto
Castas: Cabernet Sauvignon
Safra: 2014
País: Argentina
Região: Luján de Cuyo, Mendoza
Produtor: Bodega Norton
Graduação: 13,9%
Onde comprar em Recife: RM Express
Preço médio: R$ 28,00
Temperatura de serviço: 16°

Nenhum comentário:

Postar um comentário