quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Winebar Especial - Salton Prosecco Brut 2013 #winebar #salton

Mais uma vez fui convidado pelo Alexandre Frias - Diário de Baco e Enoblogs e pelo Daniel Perches - Vinhos de Corte para o WINEBAR, que é uma ideia fantástica de realizar uma degustação virtual de um ou mais vinhos, com o a participação de enófilos, blogueiros, profissionais do setor e formadores de opinião.
 
Na noite de ontem mais uma vez degustamos vinhos da Salton em um WINEBAR especial de fim de ano. Por aqui convidei minha noiva Fernanda e os amigos Juberlan, Rejane, Rodrigo, Carol e Macílio.
 
Como de costume o Daniel Perches comandou o WINEBAR, que foi transmitido diretamente da Vinícola Salton e contou a participação do Lucindo Copat, Enólogo Chefe da Salton e que falou um pouco sobre cada rótulo.
 
Os vinhos da noite foram:
  1. Salton Prosecco 2013
  2. Espumante Salton Gerações Antonio Domenico Salton
  3. Salton Gerações Paulo Salton 2009
Neste post irei falar apenas do Salton Prosecco, que é um vinho leve e fácil de agradar, produzido a partir de uvas glera (prosecco) através do Método Charmat. Este rótulo, além de ter sido degustado para o WINEBAR especial de fim de ano, teve um motivo especial para o blog, pois foi o centésimo vinho comentado por aqui no ano de 2013 e nada melhor que um borbulhante para ocupar este lugar.
 
Visualmente apresentou-se brilhante e com uma cor  mostrando reflexos esverdeados bem claros, quase transparente, boa formação de espuma e perlage fina e em boa quantidade. No nariz muito delicado e suave, com um bouquet rico em flutas e flores brancas. Em boca mostrou-se leve e refrescante, com repetição da fruta e leves notas adocicadas aparecendo no final de boca.
 
Vinho bem feito, fácil de beber, delicado e suave. Bom para os dias tórridos que estão acontecendo por aqui. Esse é para beber com descontração. Repetiria a compra.
 
Por aqui tentamos harmonizar com sopa de camarão do Restaurante Encanto Nordestino, mas a sopa ficou um pouco acima do espumante.
 
O Rótulo
 
Vinho: Salton Prosecco
Tipo: Prosecco
Castas: Glera (Prosecco)
Safra: 2013
País: Brasil
Região: Bento Gonçalves
Produtor: Salton
Enólogo: Lucindo Copat
Graduação: 11,5%
Onde comprar: Loja Salton
Preço médio: R$ 30,00
Temperatura de serviço: 6º
 

Nota 1: Esse rótulo foi gentilmente enviado pela Salton para degustação no WINEBAR especial de fim de ano.

Nota 2: Restaurante Encanto Nordestino - Endereço: Estrada do Arraial, 4645 - Casa Amarela, Recife - PE / Telefone:(81) 3269-2760.

Nenhum comentário:

Postar um comentário