sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

O fantástico Antonio Domenico Salton #winebar #salton

"Antonio Domenico Salton, imigrante italiano da Região de Vêneto, deixou sua terra natal cheio de sonhos e partiu para o Brasil, chegando em 1978. Em 1884, iniciou uma de pasto para atender aos viajantes, além de elaborar vinhos de forma artesanal. Antonio foi o desbravador e grande pioneiro da história da Vinícola Salton".
 
O Espumante nature Antonio Domenico Salton é um vinho da linha Salton Gerações, linha top da vinícola e seu nome é uma justa homenagem ao pioneiro e desbravador, como a transcrição do contra-rótulo citada acima mesmo diz.
 
Degustei este fantástico espumante no WINEBAR que ocorreu na última terça e pra mim este foi disparado o melhor da noite, não só no líquido, mas em todo o conjunto, incluindo a harmonização.
 
Os atrativos do vinho começam pela garrafa, que possui uma forma distinta das usualmente vistas. Seu rótulo é delicado, leve e trás a imagem de um navio, nos reportando ao imigrante italiano, patriarca da família Salton, isso sem citar os detalhes em alto relevo, a medalha com as iniciais da linha: SG e cápsula, gaiola e rolha de excelente qualidade e também padronizadas.
 
O espumante foi elaborado a partir de um corte de Pinot Noir e Chardonnay, onde cada casta participou com 50%. As uvas foram prensadas inteiras em prensas pneumáticas, utilizando-se baixa pressão. O mosto foi clarificado a baixa temperatura e após 10hs, o mosto flor foi separado das partículas mais densas. O mosto límpido foi fermentado a baixa temperatura com fermentos selecionados. Segunda fermentação com homogeneização do vinho base com leveduras, açúcar, nutrientes e agentes clarificantes (licor de tiragem). Permaneceu em contato com as leveduras por 36 meses.
 
Visualmente mostrou cor amarelo dourada, espuma em boa quantidade e perlage fina, intensa e barulhenta. No nariz simplesmente belo, com ricas notas de cevada, pão, frutos secos (nozes e avelã) e delicadas notas de mel. Em boca cremoso, com boa acidez e repetição das notas de cevada e avelã. Final de boca de média persistência. Está pronto para ser bebido, mas creio que ainda evolua com a guarda.
 
Harmonizamos com a  sopa de camarão do Restaurante Encanto Nordestino e com um sorvetone (panetone recheado de cocolate meio amargo e sorvete de creme) e ele foi muito bem com ambos.
 
Vinho de excelente qualidade e que vale cada centavo, apesar de estar em uma valor acima dos vinhos que usualmente compro. É uma excelente pedida para as ceias de natal e réveillon. Quer experimentar? Então corra, pois foram produzidas apenas 13 mil garrafas.
 
Assim como o Salton Prosecco o Espumante Antonio Domenico Salton foi especial para o Vinhos de Minha Vida, pois seu post foi o de número 600.
 
O Rótulo

Vinho: Antonio Domenico Salton
Tipo: Espumante
Castas: Pinot Noir 50% e Chardonnay 50%
Safra: Não safrado
País: Brasil
Região: Bento Gonçalves
Produtor: Salton
Enólogo: Lucindo Copat
Garrafa n°: 10.534
Graduação: 12,5%
Onde comprar: Loja Salton
Preço médio:  R$ 95,00 (preço na compra de 1 garrafa)
Temperatura de serviço: 6º
Premiações: 2013 - “Melhor Espumante” do 1º Festival do Espumante Nacional e Medalha de Prata no Selections Mondiales, Canadá; 2012 - Medalha de Prata Effervescentts du Mond, França; Medalha de Ouro no Mujer Elige, Argentina; Medalha de Bronze no San Francisco International Wine, Estados Unidos.
 
Nota 1: Esse rótulo foi gentilmente enviado pela Salton para degustação no WINEBAR especial de fim de ano.

Nota 2: Restaurante Encanto Nordestino - Endereço: Estrada do Arraial, 4645 - Casa Amarela, Recife - PE / Telefone:(81) 3269-2760.

Nenhum comentário:

Postar um comentário