quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Filé Mignon com purê rústico de alho poró #casalperfeito

Hoje vou falar de uma receita simples e rápida que preparei para harmonizar com o vinho de novembro da Confraria Brasileira de Enoblogs - CBE, o Indómita Selected Varietal Pinot Noir 2011.
 
O vinho é um varietal de pinot noir, casta famosa pelo seu difícil manejo, sua elegância e por produzir vinhos complexos, porém leves e delicados, de aromas intensos e que evoluem bem com o tempo. Desta forma, a ideia foi preparar um prato com pouco condimento e poucos ingredientes, foi aí que escolhi o Filé Mignon com purê rústico de alho poró, um prato leve e elegante.
 
A harmonização formou um Casal Perfeito! Quer experimentar? Então, lá vaia a receita.
 
Filé Mignon
 
Ingredientes:
  • 6 medalhões de filé mignon (em média 150 gramas cada medalhão)
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 dente de alho
Preparo:
 
Amarre cada medalhão com barbante para que ele mantenha o formato. Tempere os medalhões com sal e pimenta do reino a gosto e em seguida esfregue o dente de alho por toda a superfície. Aqueça azeite e óleo em pequena quantidade em uma panela antiaderente e sele por 3min de cada lado.
 
Purê Rústico de Alho Poró
 
Ingredientes:
  • 800 gramas de batata
  • 1 talo de alho poró (apenas parte branca)
  • 1 xícara de leite
  • 200 ml de creme de leite
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • Sal e pimenta do reino a gosto
Preparo:
 
Cozinhe as batatas descacadas e em cubos, quando estiverem ao dente remova a água e adicione o leite,  a manteiga e o alho poró cortado em pequenos pedaços e deixe cozinhar por 5 minutos. Passe em um processador e volte ao fogo baixo. Adicione o creme de leite, o sal e a pimenta e mantenha no fogo até ferver e ganhar consistência (se necessário), sempre mexendo para não grudar.
 
Sirva o filé sobre o purê e finalize com molho madeira e folhas de coentro ou salsa.

Post Scriptum

Caso não queira ou não goste do molho madeira você pode optar por um molho de vinho com a "graxinha" da carne ( jus roti).

Preparo:

Primeiramente prepare o Roux: em uma panela coloque uma colher de sopa de manteiga em fogo alto e deixe derreter, acrescente a farinha de trigo sem fermento e mexa até ficar homogênio, quando subir um cheiro de salgadinho de queijo então desligue e reserve. Na panela que preparou a carne, coloque um pouco do vinho tinto que está sendo consumido +/- 10 ml, para deglaçar e espere até que o álcool se dissipe e ferva esse caldo! Depois acrescente o roux aos poucos para dar a liga do molho, tendo o cuidado para não ficar grosso.
 
Por Fernanda Pontes
Estudante de Gastronomia

Nenhum comentário:

Postar um comentário