domingo, 22 de dezembro de 2013

Tsantali Naousa Reserve 2008

Foi na Grécia que, segundo a história, as vinhas e os vinhos surgiram pela primeira vez, por volta de 4000 a.C. Existe descrições detalhadas de processos de produção de vinho em inscrições de 2500 a.C. A mais antiga prensa de vinho do mundo foi conservada na ilha de Creta, onde foram encontrados gravetos de parreira em túmulos muito antigos.
 
Comumente lembrada pelos seus antigos vinhos Retsina, aos quais se adicionava resina de pinho que caracterizava seu sabor marcante e incomum, é, atualmente, uma região emergente no mundo do vinho de qualidade.
 
No meu aniversário deste ano ganhei o Tsantali Naousa Reserve 2008, um vinho grego produzido 100% com a casta nativa Xinómavro, com envelhecimento de 12 meses em barricas de carvalho francês de segundo e terceiro uso.
 
A vinícola Tsantali foi fundada em 1890 por Evangelus Tsantalis no leste da Trácia (sudoeste da Europa que corresponte atualmente a Turquia). Em 1970 foi inaugurada a adega em Naousa (região central da Grécia e denominação de origem protegida) e três anos depois iniciou a exportação de vinhos. Desde 1996 é comandada pela terceira geração da família.
 
Na taça o vinho moustrou uma cor rubi com halo levemente alaranjado e lágrimas grossas, densas e lentas. No nariz notas de frutas vermelhas, café, pimenta do reino, couro e leve tostado. Em boca mostrou taninos macios, boa acidez e álcool bem integrado; repetiu as impressões olfativas. Final de boca agradável e de média intensidade.
 
Vinho simples que não empolga muito, mas que vale a experiência para quem quer conhecer vinhos diferentes. Eu e Fernanda degustamos o vinho aqui em casa e harmonizamos com tomates recheados de carne e molho de queijo.
 
O Rótulo
 
Vinho: Tsantali Naousa Reserve
Tipo: Tinto
Castas: Xinómavro
Safra: 2008
País: Grécia
Região: Macedônia
Produtor: Evandelos Tsantalis S/A.
Graduação: 13,5%
Onde comprar em Recife: SAM´s Club
Preço médio:  Presente
Temperatura de serviço: 16º

Nenhum comentário:

Postar um comentário