domingo, 1 de dezembro de 2013

Indómita Selected Varietal Pinot Noir 2011 #CBE

Parece que foi ontem que fui aceito para fazer parte do seleto grupo de blogs que compõe a Confraria Brasileira de Enoblogs - CBE, a primeira e única confraria virtual do Brasil, onde todo mês um diferente confrade propõe um tema para os demais. É aí que a brincadeira fica legal, pois sempre são temas que instigam os participantes a ir em busca de algo diferente e posso garantir aos leitores: provar o novo e o diferente é a melhor forma de aprofundar-se no mundo do vinho.
 
O tema do mês foi escolhido pelo Confrade Tiago Bula, do Universo dos Vinhos - "Pinot Noir chileno, sem limite de preço", belo tema, ainda mais porque esta casta está entre as minhas preferidas e, desta forma, tornou-se ideal para comemorar o meu 25° vinho para CBE, que chega a sua octogésima sétima edição.
 
O vinho que escolhi foi o Indómita Selected Varietal Pinot Noir 2011 da jovem vinícola chilena Viña Indómita, que possui 600 hectares de vinhedos distribuídos entre os vales do Maipo e de Casablanca. O rótulo foi produzido a partir de uvas cuidadosamente selecionadas e colhidas de forma manual, com amadurecimento por 6 meses em barricas de carvalho francês de segundo uso.
 
Na taça o vinho apresentou uma cor rubi bem clara, com tons atijolados e lágrimas finas, rápidas e abundantes. No nariz aromas muito delicados, com a fruta madura aparecendo em primeiro plano e seguido de notas florais, especiadas e sutil tostado. Em boca mostrou taninos suaves e elegantes em boa sintonia com a acidez e o álcool. Repetiu as notas olfativas e apresentou um final de boca agradável e de media persistência.
 
Degustei o rótulo na companhia de Fernanda e do amigo Juberlan e harmonizamos perfeitamente com filé mignon e purê rústico de alho poró, preparado com muito carinho e esmero por Fernanda. Querem a receita? Aguardem, pois em breve ela estará aqui na coluna Casal Perfeito.
 
O Rótulo

Vinho: Indómita Selected Varietal
Tipo: Tinto
Castas: Pinot Noir
Safra: 2011
País: Chile
Região: Vale de Casablanca
Produtor: Viña Indómita
Graduação: 13%
Onde comprar em Recife: Pescadeiro
Preço médio: R$ 44,00
Temperatura de serviço: 16º

4 comentários:

  1. Parabéns pelo post! E a harmonizaçõ deu fome! Abraço, Alessandra

    ResponderExcluir
  2. Juber,

    Sembre bom estar reunido com os amigos e quando tem vinho e comida fica melhor ainda.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi Alessandra,

    Origado! em breve a receita estará no blog!

    Abraço.

    ResponderExcluir