quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Um Moscatel da nossa safra para harmonizar com o bolo das nossas bodas

Tradicionalmente os casais, juntamente com seus familiares, costumam celebrar um ou mais de um de seus aniversários de casamento comendo o bolo servido no dia do enlace matrimonial. Para tanto o bolo é guardado no freezer por este período para que não perca suas características originais.
 
Em Pernambuco o bolo de casamento é uma verdadeira iguaria; entre muitos ingredientes que compõe a receita destacamos a ameixa, o vinho do porto ou moscatel. Nos últimos anos os bolos tem sido divididos, sendo uma parte de chocolate e outra da forma tradicional pernambucana.
 
E seguindo a tradição Fernanda manteve por 365 dias uma parte do bolo do nosso casamento e para harmonizar eu escolhi o Casa Valduga Reserva Moscatel e o fiz por duas razões: a primeira está relacionada ao belo par que espumantes produzidos com a moscato fazem com sobremesas, sobretudo com os bolos de noiva e a segunda está relacionada a Serra Gaúcha, onde passamos nossa Lua de Mel.
 
O espumante é vinificado seguindo o estilo clássico, com seleção manual das uvas e desengace as mesmas ainda frescas. A fermentação alcoólica ocorreu com o uso de leveduras selecionadas a uma temperatura constante, tendo o processo sido parado com o vinho a 7,5%, mantendo desta forma uma concentração residual de açúcar.
 
Na taça o espumante apresentou cor amarelo palha, límpido e brilhante. Boa formação de espuma e perlage fino e de boa persistência.
 
No nariz mostrou aromas delicados e intensos de frutas e flores brancas, com notas adocicadas.
 
Em boca apresentou-se leve, acidez refrescante e repetição das notas olfativas. Final de boca adocicado, mas sem ser enjoativo, equilibrado e de boa persistência.
 
A safra do vinho foi a 2014, igual a nossa! Que Deus abençoe nossa união e nos guie na construção da nossa história.


O Rótulo

Vinho: Casa Valduga Reserva
Tipo: Espumante
Casta: Moscato Giallo
Safra: 2014
País: Brasil
Região: Vale dos Vinhedos
Produtor: Casa Valduga
Graduação:  7,5%
Onde comprar: DLP
Preço médio: R$ 40,00
Temperatura de serviço: 6°

Nenhum comentário:

Postar um comentário