quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Descoberto lagar de vinho romano em Alijó

Arqueólogos acreditam ter descoberto um dos lagares de vinho mais antigos do Douro e Trás-os-Montes, datado do século I d. C., em Vale de Mir, onde há quatro anos estudam a evolução da ocupação humana no concelho de Alijó.
 
"É a primeira vez que se encontra um lagar de vinho desta época, fim do século I d. C. nesta zona de Portugal. Temos um lagar de vinho e em baixo temos uma adega", afirmou hoje o arqueólogo Tony Silvino.
 
Tony Silvino nasceu em França mas os seus pais são naturais de Pegarinhos, freguesia onde se localiza a aldeia de Vale de Mir e seu sonho de criança de escavar nesta região concretizou-se em 2012, ano em que iniciou as escavações.
 
Durante a primeira campanha foram feitas sondagens num terreno junto ao castro de Vale de Mir, através das quais foram descobertas estruturas e vestígios de ocupação humana que datam de há cerca de 2500 a 1500 anos.
 
As escavações decorrem junto ao vale do Douro, onde existem várias "lagaretas" e lagares de vinho romanos escavados na rocha. No entanto, segundo Tony Silvino, neste local foi descoberto uma grande quinta, onde foi encontrado a estrutura de um lagar de vinho e de uma adega, que se pensa "ser o mais antigo datado nesta zona do país".

Nenhum comentário:

Postar um comentário