sábado, 11 de abril de 2015

Uva da Sérvia pode tratar problemas vasculares e até diminuir colesterol

A Sérvia fazia parte da antiga Iugoslávia e Belgrado era a capital. Hoje, independente, a Sérvia tenta se globalizar valorizando o seu passado. Ainda hoje o interior parece ser a imagem mais fiel do país.
 
É claro que se entende melhor um país quando se conhece a sua culinária, por isso o Globo Repórter foi para um vilarejo bem no interior da Sérvia para experimentar a cozinha típica, tradicional do país. E normalmente a melhor comida de lá é servida em casinhas que são tipo fazendas, que ficam bem no interior do país. São casas típicas onde todos os produtos são plantados e colhidos por lá.
 
Em toda a região existem milhares de pequenos vinhedos. Os sérvios têm muito orgulho de sua produção de vinho e existem três tipos de uva que só crescem lá. A preta se chama procupac. A rosé se chama dinka. Eles têm orgulho mesmo de uma uva verde que tem um nome complicado. Ela chama smederevka. É uma uva que não dá um bom vinho, segundo os sérvios, mas ela teria propriedades medicinais. Ela tem uma combinação de acidez com vitamina B e vitamina C que faria dessa uva uma uva muito boa para tratar problemas vasculares e para diminuir o nível de colesterol do sangue.

 
Globo Repórter: Esta uva verde é realmente boa para a saúde?
 
Rodoljub Milovanovic, comerciante: Sim, é muito boa. Aliás, a qualidade das nossas uvas devia ser comparada às da França e Itália.
 
O vinho que o senhor Milovanovic produz em Topóla, na região central da Sérvia, é uma tradição familiar. O pai, o avô e o tataravô dele trabalhavam nos campos. E foi assim que ele aprendeu a amar as uvas e os vinhos. Brindamos ao povo sérvio que é considerado um dos mais belos do mundo. Eles são uma mistura de eslavos, turcos, árabes, e italianos. O resultado dessa mistura a gente vê em todo o país.
 
Fonte: Globo Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário